Votos Perpétuos dos Religiosos Sacramentinos

Aconteceu no domingo, 26 de abril, a Celebração Eucarística em que os religiosos sacramentinos – Irmãos Francisco Haroldo de Paiva, sss; Eduardo Sales, sss; Joel Fernandes, sss; Elissandro Santana, sss; José Júnior Marques, sss (todos da Província Nossa Senhora de Guadalupe) e Elibien Joseph, sss (da Província São João XXIII – Colômbia)  realizaram a sua profissão perpétua, aceitando viver definitivamente, de maneira Pobre segundo o Evangelho de Jesus; sendo Castos a exemplo de Jesus e sendo Obedientes a Deus, à Igreja e à Congregação que os acolhe como mais um dos seus membros.

A celebração foi presidida pelo Superior Provincial da Província São João XXIII da Colômbia, Pe. Camille Gagnon Chamberland, SSS. Pe. Camille é presidente da Conferência Latino-Americano Sacramentina – CLAS, (coordenador principal dos assuntos relacionados com a formação Sacramentina das duas províncias latino-americana). Pe. Camille também é Superior Provincial da Província Juan XXIII, dos países Colômbia, Peru e Porto Rico. A celebração foi também concelebrada pelos religiosos da comunidade Padres Vitório Baggi, sss; Jesus Mateus de Oliveira, sss; Alejandro Fabio, sss. Pe. Marcelo Carlos da Silva, sss, provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe, por restrições em decorrência a pandemia do COVID 19, que atinge ao mundo todo, não conseguiu participar da Celebração, porém enviou a sua bênção e acompanhou o momento seguindo a transmissão ao vivo. Participaram outros convidados, dentre eles o religioso Carmelita Frei Jorge Jacinto Correa, OCD, alguns membros da ALLS, as Irmãs Gracianas que residem na Casa Santa Catarina Laboré , fieis que foram padrinhos e madrinhas dos jovens religiosos e o seminarista diocesano Higor Luiz, que nos encantou com sua voz, cantando a ladainha.

 

Compartilhamos com alegria os sentimentos neste momento transcendental para na vida de cada um dos religiosos que professaram os votos perpétuos:

 

“Dia especial: Minha Consagração Perpétua ao Senhor Jesus Cristo, com a Graça do Espírito Santo e o compromisso de continuar buscando sempre a Deus no seguimento e vivência do Evangelho, a exemplo de Santo Eymard, Apóstolo da Sagrada Eucaristia que fundou a família religiosa à qual pertenço e, agora de modo definitivo, pela Consagração Religiosa hoje professada. Confiante na graça divina quero continuar comprometendo minha vida, a serviço de Cristo e das pessoas mais fragilizadas para colaborar na construção de um mundo melhor, fundado na justiça e no amor”.

Irmão Elissandro Santana,SSS.

 

“Diante de vós, Senhor, coloco minhas fraquezas e minha responsabilidade e, ao lado da cruz, ofereço minha alma completa, a fim de que me ajude a ser fiel a seus preceitos e ensinamentos. Senhor, vós colocastes em minhas mãos a honra da Gloria e a responsabilidade de servir-te sempre. Conceda-me a alegria e a capacidade de aceitar-me e de assumir com responsabilidade o verdadeiro dom de Deus. Mantenha meu coração sempre ardente e fiel, e minhas ações estejam diante de vós todo o tempo. Faça com que o meu esforço esteja sempre em seu domínio e minha obediência se torne um caminho seguro em seu chamado. Senhor, ajuda-me a ser obediente em tuas Palavras, vós me chamastes para servir e ser seu servo; decidi viver sob seus cuidados. Dá-me a coragem e a força de levar a Cruz até o calvário, Pai Santo. Eu me coloco em suas mãos, faça-me obediente a vossa Palavra, para ser fiel ao seu chamado. Confio minha alma a vós, entrego todo o meu amor e minha disponibilidade a vós. Dá-me a serenidade e a humildade para reconhecer meus erros e me colocar em suas mãos sem medida. Eu, [Francisco Haroldo Paiva Alexandre, SSS] confio em vós ó Senhor, o Senhor é minha rocha e minha fortaleza, retira a angústia do meu peito, porque vós sois minha luz; “na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus”. Pois confio em ti, Senhor, mostra-me os teus caminhos e ensina-me a sabedoria, para ser misericordioso com meus irmãos. Guia-me fielmente, ensina-me, porque tu és o Deus que me ampara e me salva, pois em ti confio piedosamente. Lembra-nos, Senhor, da sua ternura e do seu amor, pois meus pés estão firmes no caminho e retos em suas obras, e bendirei para sempre o seu Nome, Senhor. Amém. ”

Irmão Francisco Haroldo de Paiva,SSS

 

“E com muita alegria no coração que celebramos os votos perpétuos, e com esta mesma alegria eu quero compartir um pouco este momento que foi para mim emocionante. Pois, com palavras não sei como explicar, só sei que é algo místico; e como um sonho em que a gente fecha os olhos e que de repente despertamos e já estamos contracenando neste sonho profético em que eu vive e presenciei este sonho tão esperando. Me sentir ao mesmo tempo com Jesus quando estava com os seus discípulos no monte tabor, em que eles viram o próprio Jesus transfigurando na frente deles, assim foi como eu vive e experimentei esta experiência mística consagração nos votos perpétuos. E sentir que este amor exagerado estava sendo transbordando por Deus invadia todo meu ser.

Portanto ao prostrar-me foi um dos momentos marcantes para mim, porque vinha na minha mente como um filme vendo jesus quando ele caminhava com os dois discípulos de Emaús explicando-lhes a sagradas escrituras, e quando eles convidaram jesus a entrar na sua casa e no momento do partir do pão, o mesmo desaparece e deixando um legado aonde Jesus dizia para os seus apóstolos; E para cada um de nós estarei com vocês até o fim dos tempos, e também que nos dava um novo mandamento, que é a amar ao próximo como a nós mesmo, este e o amor exagerado que se doa ao próximo, aonde este mesmo jesus que se encarna em nossa frágil humanidade, que se entrega a todos que atende seu chamado a viver a sua missão, como fez o nosso pai fundador São Pedro Julião Eymard, entregou inteiramente a missão Eucaristia, pois para nós sacramentino e conhecido como o dom de si.

Neste doar-se por inteiro, na consagração de vida que são os votos perpétuos, da mesma forma em que Deus foi fiel, e junto com ele, eu também contracenei esta mesma fidelidade. Justamente neste momento em que estamos vivendo está pandemia no mundo. E que o Cristo nos pede para seguir em frente, e demonstrar que através da eucaristia podemos encontrar as grandes melhores resposta no Altíssimo, como eu encontrei esta resposta e hoje estou vivendo esse grande momento de consagração perpetuas entregando inteiramente ao Criador, como fez o nosso mestre Jesus na cruz entregou por mim e vocês.

Desde já agradeço a cada um de vocês que nos acompanharam durante estes três meses de preparação para este momento tão especial que e a nossa consagração perpetua a Deus. Saibam tudo que fizeram por nós, Deus lhes recompense em dobro com muita saúde e benção deste Deus que nos ama e muito cada um de vocês. Como já dizia o nosso fundador São Pedro Julião Eymard: “A Eucaristia e a mais nobre inspiração do nosso coração. Amemo-la, pois, apaixonadamente. Dizem: mas é exagero tudo isso. Mas o que é o amor senão o exagero? Exagerar é ultrapassar além. Pois bem, o amor deve exagerar! Quem se limita ao que é absolutamente de seu dever, não ama! ” (São Pedro Julião Eymard).

Irmão Eduardo Sales de Lima, SSS.

 

“Professar os meus votos perpétuos, foi par mim, um grande presente de Deus. Pois Ele sabendo dos meus defeitos, mas também, das minhas qualidades decidiu apostar em mim, mesmo quando algumas vezes, nem eu mesmo acredito em meu potencial. Mas quando Jesus chamou os primeiros discípulos (Mc 1,16-20), nem eles mesmos acreditavam ou até mesmo sabiam dos seus potenciais, só Jesus o sabia, e por isso, resolveu chama-los. Com todo, consagra-se a Deus por inteiro e principalmente nos dias de hoje, é o que podemos chamar de uma “loucura”, mas como o próprio Paulo disse em I Cor 1,18, que a cruz é loucura para os homens, mas sabedoria para Deus. Assim são os votos perpétuos, abraçar aquilo que podemos chamar de nossa cruz. Sabendo, pois, que, para ser um religioso consagrado é preciso assumir a vida, a morte e principalmente a ressurreição do Deus encarnado em nossa humanidade. Por isso, sou feliz e grato a Deus, por mesmo sem merecer, ter recebido grandioso presente. Espero continuar sendo coerente e dócil a vontade de Deus em minha vida. Obrigado e rezem por mim, que eu rezo por vocês. Assim seja! ”

Irmão José Júnior Marques, sss

 

Quem vos chamou é fiel, e é ele que agirá (1Tes 5,24).

“Depois de ter experimentado uma semana de tensão, recebei a carta de admissão para a profissão perpetua de parte do superior provincial, Pe. Camille Gagnon, sss. Assim integro-me de forma definitiva a Congregação do Santíssimo Sacramento como um de seus integrantes na Província São Joao XXIII.

…. Quero expressar a minha gratidão aos irmãos da Província por ter-me acolhido como um de seus integrantes com meus defeitos e minhas humildes qualidades. Que a caridade fraterna que mana da Eucaristia seja a única fonte pra fortalecer os vínculos como família eymardiana, buscando os mecanismos para curar as feridas e caminhar sempre no horizonte de reconciliação. Eu confio plenamente na misericórdia de Deus para seguir caminhando na vocação com o intuito de oferecer minha humilde colaboração à Província. O percurso do Pe. Eymard evidencia-nos que o religioso sacramentino não alcança a meta final com a profissão perpetua, nem com a recepção dos ministérios ordenados; mas bem, é um itinerário constante na busca de renovar, interiorizar e perseverar sempre no chamado através da oração, da convivência fraterna e da dimensão servidora como expressão concreta do “Dom de Si”.

Fiquemos unidos na oração e na mesma missão eucarística estimados irmãos. Meu abraço a cada um de vocês. ”

  Irmão Elibien Joseph, SSS

 

“Momento de celebrar e agradecer. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18. Este foi o texto em que eu escolhi para celebra os meus votos perpétuos e o compromisso que assumo agora frente a vida religiosa sacramentina. Estamos no tempo oportuno para seguir vivenciando a fé da Igreja a partir da vocação religiosa Sacramentina. Os desafios encontrados foram muitos e teremos alguns outros na dinâmica da vida, mas o amor e a força de Deus por nós são abundantes. Hoje para mim como religioso Sacramentino de votos perpétuos se torna uma realidade de alegria, emoções e celebrações junto ao povo de Caratinga que nos ajuda a viver uma verdadeira vocação Religiosa, com uma firmeza na fé e na missão que temos. O tempo agora é de buscar dar uma resposta aos questionamentos de uma vida em comunidade, buscar planta o fruto em que apreendemos até chegar aqui em prol de nossa congregação, plantar nela aquela semente para que possa fazer o bem a ela. Devemos nos colocar como discipulado a serviço do reino de Deus e de nossa comunidade sacramentina. Finalizo agradecendo a toda a comunidade do Santuário de Caratinga, que com muita alegria e emprenho fez com que esta celebração dos nossos votos acontecesse. Agradecemos também a Dom Emanuel e a diocese que nos abre as portas. Muito obrigado a cada um de vocês! Pedimos a Deus que também nos ilumine nesta nova missão.”

 Irmão Joel Fernandes, sss

Felicidades aos Irmãos! Tenham uma vida plena, feliz e eucarística. Comprometemos a nossa oração para que assim seja, com ajuda de Deus, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento e a Bênção de São Pedro Julião Eymard.