Versos na Palavra: Teologia e Literatura em Diálogo

O Podcast, “Versos na Palavra”, apesar de publicado recentemente, dia 8 de julho, é um daqueles projetos que engavetamos por não acreditar que seria possível ou com receio de não atingir os objetivos propostos. Era chamado de Teopoetizando. Com a retomada do esboço, rascunhado em 2017, estudando melhor este instrumento digital, precisei tornar mais claro esse nome. Com isso surgiu o presente nome que apresento ao público desta página com alegria.

Antes de mais nada, ressalto o conceito de Podcast. É um conteúdo digital em aúdio ou vídeo, entregue em diferentes plataformas, como Spotify, Anchor, Youtube, compartilhado em redes sociais, sites e afins. Isto posto, diante dos problemas enfrentados por todos nós, tempo de isolamento social, muitos amigos, principalmente da paróquia São Sebastião de Inhapim, têm conversado muito comigo sobre como evangelizar mediante a este cenário. Com isso, fui incentivado a utilizar as redes sociais, além das lives da Santa Missa.

Então, veio a ideia de recomeçar a produção daquele Podcast. Então, em síntese, Versos na Palavra é a concretização de um projeto que surgiu no curso de Teologia quando eu preparava o tema da Monografia de conclusão de curso, isso ainda em 2016. Queria utilizar a literatura como um meio para o dizer sobre Deus, para falar Dele e dialogar com Ele.  Então, a partir de orientações, principalmente do Pe. Dr. Paulo Sérgio Carrara, pesquisei sobre Teologia e Literatura. Para minha surpresa, existia um ramo de estudos da ciência da religião chamado Teopoética que era justamente isto: a tentativa de articular e aproximar Teologia e Literatura. Então, intitulei a monografia de “Teopoética: o dizer sobre Deus a partir do encontro entre Teologia e Literatura”. Foi apresentada no final de 2017, no dia do meu aniversário, um dia depois que recebi o ministério de acólito, em Pocrane, 24 de novembro de 2017. Saudosa memória!

“Versos na Palavra” objetiva propor alternativas que facilitam nossa espiritualidade, utilizando o arcabouço literário. Todavia, o podcast é um caminho, porque aponta passos e é uma caminhada, já que depende de o ouvinte caminhar, escutar, discernir, acompanhar. Enfim, um processo progressivo de autoconhecimento e reorientação dos sentidos. Feito isto, evidentemente que levará o sujeito a um melhor relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

Será para mim, motivo de muita felicidade, a sua participação neste projeto. Preciso que me envie sugestões, críticas e o que desejar. O seu retorno será de fundamental importância para a produção dos demais episódios e da próxima temporada. Serão 10 episódios nesta primeira temporada.

Por fim, manifesto meu agradecimento a todos os colaboradores da Pascom, na pessoa da coordenadora, Gicélia, por me abrirem este espaço para divulgar este projeto de evangelização. Deus abençoe a todos. Abraço fraterno .

Pe. Samuel Garcia de Moraes