Seminaristas vivenciam experiência do Retiro Espiritual

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

“Ó tu que estás além de tudo!

Como seria possível chamar-te de outra forma?

Como pode a palavra falar de ti, que és o inefável?

A mente contemplar-te, a ti que és incompreensível?

Tu, o inominado, do qual deriva todo nome,

O desconhecido, de quem provém todo o conhecimento!”

 

Conforme consta na exortação Pastore Dabo Vobis de São João Paulo II, sobre o cotidiano do sacerdote e a formação de novos presbíteros nas circunstâncias atuais, os momentos de espiritualidade são importantes pois ajudam os candidatos ao sacerdócio a regressarem aos ideais primeiros da vocação, nesse contexto entre os dias 20 e 21 de novembro de 2020 os seminaristas das etapas de filosofia e teologia do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga realizaram o Retiro Espiritual do segundo semestre. Devido à pandemia da Covid-19 o encontro foi realizado nas próprias dependências da casa formativa

O encontro foi assessorado pelo Pe. Frei Luciano Luiz da Costa, OCD (Conventual do Noviciado São José em Piedade de Caratinga-MG) e se iniciou às 14:00 da sexta com uma profunda reflexão acerca do seguimento ao amor (Cristo) que nos chama, ainda no mesmo dia a comunidade se reuniu para a oração em comum das vésperas, além de vários momentos de deserto – oportunidade para o silêncio dos barulhos do mundo cotidiano, além do encontro com o divino que habita em nós e nos outros.

O segundo e último dia de retiro (sábado) se iniciou com a Eucaristia na memória da Apresentação da Virgem Maria, sendo presidida por Frei Luciano Luiz e concelebrada pelo Monsenhor Raul Motta de Oliveira (Residente no SDNSR), ainda na manhã fomos instigados a refletir sobre o diálogo com o Pai, bem como uma avaliação pessoal da nossa espiritualidade a partir de 5 pontos (oração, trabalho, lazer, estudo e cuidado consigo). Já no período vespertino – conclusão do retiro – trabalhamos a escuta à voz do Senhor num panorama bíblico, além de outros momentos individuais de deserto.

Ainda durante o encontro o pregador atendeu diversos seminaristas, administrando com alegria e fervor o sacramento da confissão.

Foi uma experiência única de reflexão e encontro com Cristo, de parada para renovar as forças para amar melhor os irmãos e irmãs, amando assim o próprio Cristo. Nossa gratidão ao pregador do encontro, nosso irmão Frei Luciano Luiz; ao nosso diretor espiritual, Pe. Adair e a toda a comunidade de nosso seminário pela participação intensa nesses dias de encontro.

“Se quisermos saber como está nossa relação com Deus, basta ver como está nossa relação com os outros.”

TEXTO: Victor Machado.

FOTOS: Jarbas Viana.

 

Receba nossa NewsLetter

Entre em contato

Deixe uma dúvida ou sugestão