Seminaristas são ordenados diáconos em Conceição de Ipanema

Ordenação diaconal foi celebrada no dia 14 de fevereiro de 2021, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Conceição de Ipanema MG e foi acompanhada por centenas de fiéis através da transmissão das redes sociais da Diocese de Caratinga.

Bismarque Maciel de Oliveira

Douglas Ferreira Leite

Fernando Lopes Martins

Rodolfo Rodrigues Luna

O sim de Bismarque Maciel de Oliveira, Douglas Ferreira Leite, Fernando Lopes Martins e Rodolfo Rodrigues Luna, a vida diaconal é a resposta as orações de todos os fiéis da Diocese de Caratinga para que o Senhor envie mais operários para sua messe.

A celebração aconteceu no Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Conceição de Ipanema MG, e por conta da pandemia teve de ter um número restrito de participantes. O local para a celebração da ordenação obedeceu às normas de prevenção ao covid-19, como distanciamento de 2 metros entre cada pessoa, obrigatoriedade do uso da máscara e também a disponibilização do álcool em gel para os presentes.

Tendo em vista a importância do acontecimento o Setor de Comunicação da Diocese realizou a  transmissão através das redes sociais. Com essa iniciativa cerca de 3000 mil pessoas puderam acompanhar a celebração mesmo com o distanciamento social que obriga a pandemia.

Ensinar o amor de Deus, eis a missão do diácono!

A celebração de Ordenação Diaconal foi presida pelo bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebrada por vários padres de nossa diocese.

Durante a homilia, Dom Emanuel, lembrou aos futuros presbíteros que a etapa do diaconato é essencial ao serviço na Igreja, pois uma das missões mais importantes deste vocacionado é ensinar o amor de Deus ao seu povo e colocá-lo em obras na evangelização. Dom Emanuel lembrou da pertença ao Senhor; “Chamei-te pelo nome, diz o Senhor”. Que a vida diaconal seja um tempo de desejo intenso de servir ao outro com verdadeiro amor e total dedicação, concluiu o bispo.

Ao final da celebração, Pe. Dione José Leandro, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, saudou os novos diáconos e agradeceu a os diáconos, momento ímpar na vida da comunidade. Rodolfo fez uso da palavra e agradeceu a cada um que de modo especial que participou direta ou indiretamente para a realização desse sonho. Por sua vez, Rodolfo também agradeceu ao ex reitor do seminário Pe. José do Carmo que os acompanhou durante todo o processo de formação, assim como agradeceu a equipe formadora, funcionários, amigos e familiares. Agradeceu também aos padres e as comunidades paroquiais que os acompanharam. Finalizou rezando:

“ Senhor da Messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu Forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.

Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos (as) e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas e juvenistas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja.

Senhor da Messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “SIM”. Amém.

Fotos – William Anden Pereira Motoso

Receba nossa NewsLetter

Deixe uma dúvida ou sugestão