Seminário Diocesano realiza encontro de famílias

Aconteceu entre os dias 15 e 16 de junho o Encontro das Famílias do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga.
O evento é intercalado em ano com os familiares da filosofia e ano com os da teologia. Seguindo a ordem o ano de 2019 ficou com os filósofos. Foram aproximadamente 66 participantes, que juntos se debruçaram na temática: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” – Js 24, 15b.

O encontro iniciou-se no sábado com o almoço, e desde os primeiros momentos estava explicito no semblante dos familiares a alegria de compartilhar o fim de semana com os seminaristas. Após o almoço aconteceu um momento livre de convivência, sendo este também uma oportunidade para que os participantes conhecessem o espaço do seminário e a rotina da casa.
Ainda no sábado ocorreu a palestra abrangendo a temática central do encontro sendo ministrada pelo Pe. Daniel de Souza Fialho que levou os participantes a uma reflexão sobre a importância da família na caminhada vocacional, e sobre a família como lugar de Servir ao Senhor. Após a palestra os participantes se dirigiram a capela, onde ocorreu a Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento. Para terminar o dia uma festa junina foi realizada na quadra do seminário, tendo direito a danças, quadrilhas, comidas típicas, ambiente favorável e musica ao vivo com o cantor Betho Costa.

Pela manhã após o momento orante e o café da manhã, uma atividade foi realizada, sendo conduzido pelo seminarista Ricardo Pereira do 1° ano de Filosofia. O mesmo levou os familiares a interrogar-se sobre como está a vida, na oportunidade também houve a dinâmica que envolveu todos os participantes.
Para encerrar o encontro foi presidida a Santa Missa da Solenidade da Santíssima Trindade, sendo presidida pelo reitor, Pe. José do Carmo Vieira e concelebrada pelo diretor do arquivo diocesano, Monsenhor Raul Motta. Durante a homilia o reitor destacou o importante papel da família sendo essa uma sementeira, um lar primeiro da vocação.
O encontro encerrou-se com o almoço no domingo.

Segue o relato do Seminarista Victor Emanuel, do 1° ano de filosofia.

Sabemos que é importante o papel da família na caminhada do seminarista, por isso nossa casa realiza desde a época do saudoso Pe. Othon esse momento de matar a saudade, de colocar a conversa em dia e rever aqueles que tanto nos apoiam.
Esse ano ficou a cargo da comunidade filosófica a organização do evento, somos 9 irmãos no curso e todos abraçaram inteiramente a causa e tornarão essa proposta uma realidade.
Foi portanto um momento extremamente especial, ver no semblante dos familiares a alegria de estar conosco e conhecer um pouco de nossa rotina, de nossa caminhada, compartilhando nossas motivações.
Aos participantes deixamos o agradecimento pelo SIM ao nosso humilde convite, saibam que amamos vocês que nos transmitiram os primeiros valores, e tenham no coração a certeza de que estão em nossas orações. Voltem sempre, são muito bem-vindos à nossa casa.
Enfim, foi trabalhoso e cansativo pensar em casa detalhe e colocá-los em prática, porém louvamos e bendizemos ao Bom Deus que em sua infinita misericórdia nos concedeu essa imensa alegria de compartilhar o fim de semana com nossos familiares, com aqueles que amamos. Valeu muito a pena esse momento. “Obrigado a todos que nos ajudaram na realização desse encontro das famílias.”

Texto e fotos = Seminarista Lucas

Veja as fotos aqui