Reunião do Conselho Pastoral da Diocese de Caratinga

No último dia 24 de setembro, às 20:00, aconteceu a segunda reunião on line de nossa amada diocese de Caratinga. O Diácono José Geraldo nos motivou a oração inicial. Em seguida acolhemos a todos e de modo especial os novos membros do CPD, Diácono José Geraldo da Silva, assessor para a Liturgia e Larissa Motta Macedo Carvalho, assessora da Pastoral Carcerária no âmbito feminino.

Em seguida passamos a palavra ao nosso assessor da noite, Cônego Lauro Sérgio Versiane Barbosa, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário e Fátima na cidade de Viçosa, arquidiocese de Mariana, o qual abrilhantou a reunião com o tema “nossa diocesaneidade”, citando o magistério do Papa Francisco e o Vaticano II. Dentro desta temática vimos a importância de um caminho eclesial que se faz junto, para o bem da diocese, tendo em vista não a nós, mas o Reino de Deus.

Neste sentido Cônego Lauro nos trouxe algumas provocações que colocamos em destaque. Diante das tendências individualistas nos vem um apelo de sermos missionários e missão não se faz sozinho. Somos missionários da Santíssima Trindade e assim devemos viver nossa diocesaneidade, em comunhão e participação. Lembrando que a fraternidade é uma exigência evangélica e que a diocese é um corpo. Este corpo é saldável quando todos dele participam com liberdade, transparência e caminham no mesmo ritmo. O individualismo provoca esterilidade.

Ainda recordando o mês da bíblia, Cônego Lauro nos lembrou que a Palavra nos orienta em nossas divergências, divergências essas que são normais onde as ideias são confrontadas. No entanto é preciso, com muito amor e carinho, muita fé e claridade da Palavra, superar o clericalismo presente em muitos ordenados e leigos. O papel do clero em uma diocese é sua unidade, ajudar o povo a encontrar-se com Jesus Cristo e caminhar junto superando qualquer forma de egoísmo, pois todos nós, clérigos e leigos, formamos a família diocesana, onde todos buscam o crescimento de todos e do Reino.

Após a brilhante exposição de Cônego Lauro houve ainda algumas partilhas enriquecidas com os comentários finais de Cônego Lauro.

Nossa reunião prosseguiu com os encaminhamentos pastorais e comunicados importantes a respeito do trabalho evangelizador que somos chamados a desenvolver neste tempo tão desafiador. Destaque para a Pastoral Familiar, Carcerária, Juventude, Pascom, pastoral da Criança e RCC. Ainda marcamos nossa próxima reunião para o dia 17 de novembro, onde faremos uma avaliação de nossa caminhada e vislumbraremos perspectivas para 2021. Por fim Dom Emanuel, nosso bispo diocesano, pediu de Deus a bênção sobre os participantes da reunião. Que Deus derrame sua bênção sobre nossa diocesanidade.