Retiro dos Irmãos Sacramentinos – SSS

Aconteceu entre os dias 06 a 10 de julho o Retiro Espiritual, cuja o tema “Espiritualidade para a Ordenação de Diáconos”, em preparação para Ordem do diaconato, orientado pelo Pe. Ademilson Tadeu Quirino, vigário da Paróquia São Judas Tadeu, em Caratinga. O momento foi realizado na Casa Central do Instituto das Missionarias de Nossa Senhora das Graças, Irmãs Gracianas.

Participaram do retiro os religiosos Irmãos Francisco Haroldo, SSS, Eduardo Sales, SSS, Joel Fernandes, SSS, Elissandro Santana, SSS José Júnior, SSS e Elibien Joseph, SSS.

Na abertura do retiro padre Ademilson os animou a assumir a Ordem do diaconato com um amor indiviso, sabendo que o sim dado no diaconato os acompanhará para vida toda, mesmo no sacerdócio a fundamentação do sim está naquele que foi dado já no diaconato.

No decorrer dos dias foram orientados com palavras sábias e cheias de ternura do pregador, que trabalhou o ser vocacional, a entrega profunda, e assim, guiando na entrega total do serviço a Deus. Alguns temas que nos ajudaram a seguir no deserto espiritual: “Homilia do Papa Francisco”, “Chamado por Deus”, “Chamado para anunciar” o Evangelho” e o “Chamado a promover a cultura do encontro”. A importância, do “Diaconato enamorados por Cristo, Diácono feliz”, o que nos marcou durante esse deserto espiritual.

Foram assim, dias intensos de oração e espiritualidade, dando a chance a cada um que estava vivendo esse momento de se aprofundar cada vez mais sua vocação pessoal e comunitária. Pois, somos chamado ao serviço e a integra, que nos brinda cada vez más ao cuidado do outro e da humanidade, vivenciando o amor e a caridade.

Agradecemos, ao Pe. Ademilson por sua dedicação e entrega ao serviço e as Irmãs Gracianas pela hospedagem, e o cuidado e zelo pelo o espaço religioso que nos brinda.

AGRADECIMENTO DOS IRMÃOS – SSS

“O retiro foi para nós um momento muito marcante em nossa vida se tratando do ministério do diaconato. Nos ensinou a importância de estar a serviço da palavra e da comunidade. Foi uma semana de muita alegria e aprendizagem com o Padre Ademilson que com sua experiência e capacidade nos ajudou a rezar e vivenciar o que é o ministério do Diácono. Fomos muito bem acolhidos na casa das Irmãs Gracianas. Agora é hora de colocarmos em prática o que vivemos está semana”. Nos conta o Ir. Joel Fernandes Lopes, SSS.

Foi um amor exagerado, uma experiência maravilhosa e agradável; estar na presença e na harmonia de Deus que é Pai, é uma experiência gloriosa. Foram, dias espetaculares, pois retornar a fontes e beber desta água viva, me fez renovar o meu Sim à Deus e ao serviço da Igreja. É  assim que, o Diácono deve ser na figura de Cristo, cultivar a amizade e levar a Palavra aos quatro cantos do mundo e evangelizando. Para mim, é um novo, uma brisa suave e reluz de alegria, estou vivendo um enamora-mento. Também, o espaço me ajudou ascender e aprofundar o deserto espiritual, estou muito feliz. Ir. Francisco Haroldo Paiva, SSS.