Retiro do Clero – Forania de Ipanema

Nos dias 16 a 19 de novembro de 2020, os presbíteros da Diocese de Caratinga, membros da Forania de Ipanema realizaram seu retiro anual, guiados pelo, Mons. Luís Antônio, Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana.

Nas circunstâncias de restrições que nos são impostas por esta situação de pandemia que estamos vivendo, não foi possível   realizar o retiro espiritual do clero da Diocese de Caratinga, como de costume, reunindo todos os padres da diocese. Para tanto foi programado com o Conselho Presbiteral uma possibilidade de realização por forania. A primeira forania a realizar o retiro foi a Forania de Ipanema.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade.

Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral. É uma experiência de renovação para que os ministros ordenados, sejamos semelhantes ao Bom Pastor que era acolhedor, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes e não excluía ninguém (cf. CNBB, Comunidade de comunidades, uma nova paróquia. Estudos da CNBB – 104, p. 24).

O retiro anual também é uma graça da qual os presbíteros são chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz à Igreja. Os presbíteros são chamados a estarem atentos às necessidades dos mais pobres, comprometidos na defesa dos direitos dos mais fracos e os promotores da cultura da solidariedade (Estudos da CNBB – 104, n. 176). De fato, somente quem vive em Jesus Cristo (cf. Gl 2,20), poderá ser um grande evangelizador. Um presbítero segundo o coração de Cristo é servo de todos.

Receba nossa NewsLetter

Deixe uma dúvida ou sugestão