Retiro Catequético Paróquia de Santa Bárbara

Aconteceu neste domingo, dia 15 de março, o primeiro Retiro Espiritual Catequético da Paróquia Santa Bárbara, de Santa Bárbara do Leste/MG. Os coordenadores paroquiais da catequese, Lívia, Maristela, Valter e Denize, organizaram um Retiro envolvendo os catequistas de toda a comunidade paroquial.

O Retiro contou com o apoio do Pároco, padre Valcy Ribeiro Soares, o qual se prontificou a auxiliar com tudo o que fosse necessário para a realização do evento. Também contamos com a participação do Seminarista Marcio, que foi o assessor espiritual, responsável por orientar e ministrar a reflexão dirigida do dia. Em sua fala, conduziu os participantes a recordarem de sua caminhada na catequese e transformar tudo em oração. Vale ressaltar a animação do encontro que ficou por conta dos jovens: Bruno, Tássio e Claudinei.

O tema do Retiro foi: “Vocação e Espiritualidade”; e o lema: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi {…}” (Jo 15, 16), onde foi enfatizada a importância do chamado para servir neste ministério de amor, lugar da iniciação na caminhada cristã de muitos.

O local escolhido para realizar o Retiro foi o Sítio muito bem arborizado e preparado, o qual nos recepcionou aconchego e um contato intenso conosco, com Deus, com os demais e com a natureza.

Às 11:15h celebramos a Eucaristia, presidida por nosso pároco, Pe. Valcy. Na oportunidade, tivemos o envio dos catequistas e apresentação da nova Equipe de Coordenação Paroquial da Catequese.

O Retiro foi encerrado ás 15 horas, com um delicioso café, onde todos os catequistas tiveram um momento de confraternização e agradecimento. Tudo ocorreu da melhor forma possível, deixando um “gostinho de quero mais”, e a certeza de que será um ano de muito trabalho, aprendizado, dedicação e perseverança para todos da Paróquia Santa Bárbara.

Lívia Maria Brandão da Cruz