Retiro anual do clero diocesano

A diocese de Caratinga realizou entre os dias 18 a 21 de novembro 2019 o retiro anual do clero, com o tema: “Presbíteros na Escola de Maria” com o pregador: Pe. João Carlos Almeida (Pe. Joãozinho, scj).

Durante todos esses dias participaram os  diáconos,  o bispo diocesano dom Emanuel Messias de Oliveira e os padres diocesanos. O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica ( está prevista pelo Código de Direito Canônico, cân. 276), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo.

Segundo Dom Emanuel: “Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da Ordenação Presbiteral”.

Dom Emanuel ainda afirma que: “É uma experiência de renovação para que nós, ministros ordenados, sejamos semelhantes ao Bom Pastor,  que era acolhedor, tinha cuidado especial para com os pobres, os doentes e não excluía ninguém”.

O pregador dinamizou o retiro a partir dos mistérios do Santo Rosário: mistérios da Alegria, da Glória, da Luz e da Dor.

Foi um retiro Mariano. Foi meditando também sobre a identidade presbiteral o valor dos Sacramentos.

Colaboração = Pe, Julio Cesar – Pároco da Paróquia de São Simão em Simonésia