Primeiro Encontro Vocacional de 2021

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, seguindo todas as recomendações higienistas de prevenção à COVID-19, as portas do Seminário Propedêutico São José, localizado na cidade de Ubaporanga, foram abertas a dez vocacionados para o primeiro Encontro Vocacional do ano de 2021. São eles: Diego da Paróquia São Domingos de São Domingos das Dores; Erick da Paróquia São Sebastião de Orizânia; Gabriel e Gustavo da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Santo Antônio do Manhuaçu; Geraldo da Paróquia Senhor Bom Jesus de Bom Jesus do Galho; José da Paróquia Divino Espírito Santo de Divino; Luan da Paróquia São João Batista de São João do Manhuaçu; Pedro Julio da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Vila Nova; Pedro Vítor da Paróquia São Judas Tadeu de Caratinga; Walker da Paróquia São Francisco de Assis de São Francisco do Glória. A equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional), que não mediu tempo nem esforços, orientou o encontro, que contou com momentos de convivência fraterna, oração, palestras e esclarecimento de dúvidas, culminados com a adoração e benção do Santíssimo Sacramento, no sábado, e a Santa Missa, no domingo.

A temática que iluminou o Encontro foi: “José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e partiu para o Egito (Mt 2, 14)”. O versículo foi escolhido, uma vez que estamos vivenciando o ano de São José, convocado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, em comemoração ao aniversário de 150 anos da declaração do pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo como Padroeiro da Igreja Católica pelo papa Pio IX, Beato, no dia 8 de dezembro de 2017. Além disso, diante do drama da fuga da Sagrada Família para o Egito, motivada pela perseguição tirânica de Herodes, que ceifou a vida dos santos inocentes, compreender à luz da fé o contexto dramático da pandemia de COVID-19, que impõe muitos desafios aos nossos vocacionados, devido às incertezas oriundas deste momento histórico pelo qual passa a humanidade.

Os vocacionados não se deixaram abater pelo desânimo, buscando vencer os obstáculos. Por iniciativa própria, reúnem-se todas as segundas-feiras, à noite, por meio das mídias digitais, para estreitarem os laços de fé, amizade e cumplicidade, revelando o “amor criativo”, expressão de nosso Soberano Pontífice. Podemos afirmar com muito orgulho: eis os valorosos vocacionados suscitados pelo Senhor em meio à pandemia de COVID-19, em que um vírus, a mais informe e invisível das criaturas, espalhou medo, sofrimento, morte e luto em todos os cantos da terra. Serão lembrados com alegria, seus nomes constarão nos anais da história de nossa Diocese. Assim sendo, peçamos ao nosso bom Deus, de quem procede o chamado sacerdotal, que eles continuem firmes no discernimento vocacional.

Colaboração – Seminarista Ricardo de Campos Pereira

Receba nossa NewsLetter

Deixe uma dúvida ou sugestão