Primeira reunião online do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) 2021

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Na noite dessa quinta-feira, dia 25 de fevereiro de 2021, coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos e serviços se reuniram para a primeira reunião online do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) do ano.

A reunião foi coordenada pelo padre Patrício Geraldo Fialho, vigário episcopal que acolheu com carinho Silvana e Ricardo, novos coordenadores da Pastoral Familiar. Teve início com um momento de espiritualidade conduzido por Larissa Motta, Pastoral Carcerária sobre “ Amar e servir com alegria através das ações pastorais”. Na reflexão Larissa ressaltou a importância de assumir um trabalho pastoral, cada um de acordo com seu dom. Após relatar várias experiências que tem vivenciado principalmente devido as enchentes que afetaram sua cidade, Carangola, MG, alertou que cada um em comunidade experimente de modo diferente o evangelho, é uma experiência única. “Precisamos ser realmente a Igreja em saída proposta pelo Santo Padre, o Papa Francisco”, disse.

Padre Patrício finalizou a oração inicial com a oração da Campanha da Fraternidade 2021 e recordando que apesar dos obstáculos impostos pela pandemia, a caminhada realizada neste ano não deve ser considerada nula. É notório que os planejamentos programados não foram realizados, porém, vivenciamos experiências pastorais que despertaram novas perspectivas e fizeram com que a todo momento todos nós agentes de pastorais, reinventássemos.

Durante a reunião Padre José Carlos, vigário geral, confirmou a celebração da unidade diocesana, Missa da Unidade será realizada no dia 01 de abril, as 9h30min, na Paróquia São Judas Tadeu em Caratinga, seguindo todos dos protocolos estabelecidos pela OMS. A celebração contará com a presença do clero diocesano e religioso, presença dos seminaristas e religiosos de nossa diocese e será transmitida pelo canal do Youtube da Diocese de Caratinga.

Outro assunto abordado foram as confissões durante o período quaresmal. Ficando estabelecido a cada pároco analisar e realizar da melhor maneira possível, proporcionando o sacramento da reconciliação individual ou comunitário, seguindo as orientações da OMS, adequando as novas normas de segurança, estendendo os horários de atendimento para que nossos tanto os padres quanto os fiéis se sintam seguros e acolhidos.

As Normas para a Celebração da Semana Santa foi o tema abordado pelo Padre Jose Geraldo, assessor de liturgia, a Congregação para o Culto Divino indica as disposições a serem observadas na celebração dos ritos deste momento central do ano litúrgico, o Decreto de 25 de março de 2020 permanece válido. Um subsidio sobre o rito em nossa diocese está sendo elaborado pelo padre e será divulgado a todas as paróquias, incluindo principalmente as orientações sobre o tríduo pascal.

A situação da enchente em várias cidades de nossa diocese foi outra pauta da reunião, Padre Patrício falou da necessidade principalmente da cidade de Carangola em receber as doações de alimentos e agua potável, agradeceu as diversas manifestações de solidariedade das paróquias, não só com a cidade de Carangola, mas também Orizânia, Manhuaçu, Manhumirim, Santa Margarida, Espera Feliz. Padre Jamir comentou sobre o grande problema principalmente da zona rural em Santa Margarida, Divino. Ressaltou que o momento é de agradecimento, pois esse ano, mesmo com as perdas materiais vidas não foram ceifadas. Padre José Carlos assumiu o compromisso de articulação entre as paróquias para intensificar as campanhas de solidariedade. Padre Daniel ressaltou a necessidade em priorizar as campanhas e direcionar as necessidades das cidades atingidas.

O Plano Diocesano de Pastoral foi outro assunto abordado visto que o nosso plano venceu em 2020. Com essa visão, ficou definido pelos coordenadores que o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (PDAE), será trabalhado de forma diferenciada, a proposta foi introduzir uma “Cartilha” ou encarte, tendo como ponto de partida as ações referentes a pandemia, abordando as ações referentes a vacinação e políticas públicas, incluindo um problema sério a ser discutido, a inserção das mineradoras em nossa diocese, principalmente nas foranias de Manhuaçu e Carangola. A organização de uma equipe para elaboração desse projeto foi articulada, compondo a equipe inicial e inteirando novos membros, dentre eles, Pe Jamir, representante da CEBs, os reitores dos seminários, Pe. Geziel e Pe. Raniel, o ecônomo da diocese Pe. Valcy e um religioso Sacramentino de Nossa Senhora.

A reunião teve como mediarora, Gicelia, secretária do CPD e contou com a presença de Dom Emanuel, bispo diocesano, Pe Patricio, Pe Jose Carlos, Pe Jamir, Pe Daniel, Pe Josimar, Pe Marlone, Pe Jose Geraldo, Irma Raquel, Irma Terezinha, Pe Sebastião Santana, Larissa Motta, Aparecida, Judite do Val, Marcilene, Ricardo e Silvana.

 

ATIVIDADES PROPOSTAS

* Conforme explicado acima, o Conselho Presbiteral, junto ao nosso Bispo Diocesano, decidiu que a execução do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (PDAE), será estendido através de um encarte ou cartilha a ser elaborado.

* Com o avanço da pandemia e a demora ainda real das vacinas, foi solicitado às pastorais, movimentos e serviços que seja realizado, de forma online, as atividades que se fizerem possíveis. Outra solicitação é que seja viabilizado o calendário das ações para 2021, documento este que já deveria ter sido entregue.

* Semana Santa será celebrada na Diocese de Caratinga seguindo o subsidio apresentado pelo Padre Jose Geraldo. Toda a programação será disponibilizada as paróquias.

*A Missa da Unidade Diocesana será realizada di 01/04 as 9h30 min, Paroquia São Judas Tadeu em Caratinga.

*A reunião do clero acontecerá por Forania em dois grupos, 1º grupo – Forania de Carangola, Manhuaçu e Santa Margarida, e 2º grupo- Forania de Caratinga, Inhapim e Ipanema, presencial, com data e local a definir.

* Referente a reunião do CPD próxima reunião será pelo sistema hibrido, dia 28 de abril, as 9horas na Paroquia São Judas Tadeu em Caratinga.

*Conscientização e participação dos membros a reunião mesmo que online, principalmente a participação dos foraneos.

*Sobre as formações tanto para secretários, ´pastoral carcerária, pastoral familiar, catequese, formação teológica para pastoral os links foram disponibilizados e direcionados ao público alvo.

Ao final, coordenadores compartilharam testemunhos sobre o aprendizado adquirido durante a pandemia e como essas ações fortaleceram o ardor missionário em nossa Diocese. Dom Emanuel conclui o encontro agradecendo o empenho de cada coordenador e reforçou a necessidade de um encontro com o clero. Agradeceu e finalizou abençoando a todos.

Receba nossa NewsLetter

Entre em contato

Deixe uma dúvida ou sugestão