POSSE DO NOVO PÁROCO, PADRE MARCONDES, NA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS EM CARATINGA

No  sábado, 08.02, foi realizada a celebração de posse do novo pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus em Caratinga,  Padre Marcondes . A missa foi presidida pelo Pe. Wagner Augusto. Estiveram presentes ainda Pe. Ademilson, Pe. Julio Cesar, Pe. Maurisan da Diocese de Araçuaí, Pe. Daniel, Pe. José do Carmo, Pe. Raniel, Pe. Fabrício, Pe. Josimar, Frei Ronan, OCD, Frei Henrique, OCD, Pe. Elias Garcia e os Diáconos Leonardo e Adriano.                                 Participaram da celebração centenas de pessoas, dentre elas paroquianos e amigos de Pe.Marcondes que vieram de Durandé.  Após a saudação inicial, o celebrante pediu que fosse feita a leitura do documento de nomeação. Antes de proclamar o evangelho o novo pároco foi revestido com a estola, símbolo do poder Sacerdotal e com a casula, símbolo da dignidade dos atos litúrgicos que deve presidir. Logo após, conforme determina a disciplina da Igreja, Padre Marcondes emitiu a Profissão de Fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica.

A homilia ficou a cargo de Pe. Júlio César que deu destaque ao evangelho do dia e enfatizou a função do pároco e sua importância para a comunidade paroquial, sempre utilizando critérios da conversão e formação dos leigos, colaborando no papel de discernimento. Enfatizou também que cada paróquia possui uma identidade, logo, o pároco deve assumir e abraçar a identidade da nova casa. Finalizando acrescentou que ser pároco não é ser um funcionário que cumpre horas de trabalho, é uma consagração de tempo integral por toda a vida.

Seguindo o rito o novo Pároco foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo de Caratinga, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que está lhe sendo entregue.

Já nomeado pároco Padre Marcondes recebeu as chaves da Igreja, o cálice, a estola roxa e as chaves do sacrário. Após a comunhão, realizou juramento de fidelidade em seguida proferiu algumas palavras de agradecimento pela acolhida a nova casa. Recebeu homenagens de paroquianos da paróquia de Durandé, onde Pe. Marcondes se despediu e homenagem de paroquianos da nova paróquia.

Ao final da celebração todos os presentes foram convidados a cantar junto com Pe Marcondes a música a BARCA.