Pascom diocesana apresenta nova logomarca

A Pastoral da Comunicação na diocese de Caratinga apresentou no último dia 30 de março, durante o Encontro Regional de coordenadores e assessores da Pastoral da Comunicação do Regional da CNBB, que compreende as dioceses e arquidioceses dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a sua nova logomarca.

A  arte foi desenvolvida pelo designer Itamar Batista de Gouveia e o texto escrito por Alba Soares e  explica que os balões de diálogo são convenções gráficas utilizadas mais comumente em quadrinhos, tiras e cartoons. Atualmente representam as conversas em rede, como o símbolo do WhatsApp. Eles são a representação de fala dos personagens de um determinado diálogo.A logomarca ainda traz pessoas estilizadas dentro dos balões de diálogo, elas representam as seis foranias da diocese interligadas e em constante comunicação através da Pastoral da Comunicação. A cruz a frente das pessoas estilizadas representa que as seis foranias, juntas, comunicam o Verbo, principal ideal da Pascom, em perfeita sintonia. Alba justifica ainda a escolha da cor alaranjanda. A cor laranja significa alegria, é uma cor quente, resultado da mistura das cores primárias vermelho, que simboliza o sangue derramado pelos mártires que morreram na missão de anunciar o Verbo, e amarelo que representa o Vaticano e nos lembra que temos uma hierarquia a seguir.

O encontro aconteceu no dia 30 de março de 2019, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, MG. A diocese de Caratinga foi representada pela coordenadora diocesana da Pastoral da Comunicação, Gicélia Azevedo, e pela redatora da Revista Diretrizes, Alba Soares. O objetivo do encontro foi promover um momento para vivenciar os eixos da Pascom nos âmbitos da espiritualidade, formação, articulação e produção, proporcionando a troca de experiências dos trabalhos pastorais realizados no Regional Leste 2.