Pároco

(31) 3320-1089 (33) 99178-6863

paroquiaipaba@hotmail.com

Paróquia Nossa Senhora da Penha

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Ipaba, está localizada na Forania de Inhapim, na porção norte da diocese de Caratinga. Seus limites territoriais são: ao norte e oeste com a diocese de Itabira-Coronel Fabriciano; ao sul com a paróquia de São José de Vargem Alegre; a leste com a paróquia de Santo Estêvão de Iapu. Compreende uma área de 228,49 Km2, e está subdividida em 1 matriz sede e 16 comunidades filiais, sendo que 13 destas possuem capelas. Seu território compreende todo o município de Ipaba (distrito sede e Vale Verde), e algumas áreas do município de Caratinga, sendo parte do distrito de São Cândido (sede e algumas áreas rurais como: Córrego do Prata, Córrego Poço Fundo, Córrego Vermelho e Córrego dos Matias) e parte do distrito de Cordeiro de Minas (Residencial Porto Seguro, Ilha do Rio Doce e o Residencial Parques do Vale). A maioria da população é católica. A padroeira é Nossa Senhora da Penha, cuja solenidade é celebrada na paróquia em 1º de setembro, feriado no município de Ipaba.

O catolicismo chegou ao então Patrimônio da Penha (hoje distrito de Vale Verde de Minas) no início do século XIX, juntamente com os primeiros moradores sem ascendência indígena. Devido a uma epidemia na localidade, os moradores se transferiram para as proximidades do Rio Doce, onde fixaram o patrimônio de São Sebastião do Ipaba, mais tarde povoado, pertencendo à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Entre Folhas, à época em que Pe. José Lanzilotti era seu pároco.

Em 8 de outubro de 1982 o povoado foi elevado à Categoria de Distrito com o nome de Ipaba, anexado ao município de Caratinga; a esse tempo a comunidade já pertencia à Paróquia São José de Vargem Alegre (que fora criada em 1959) aos cuidados do Pe. José do Carmo Lima. Em 1985, a comunidade de Ipaba e comunidades circunvizinhas foram entregues aos padres Sacramentinos de Nossa Senhora, sob a liderança do Pe. Antônio Felippe da Cunha (eleito, posteriormente, bispo de Guanhães), para realizarem trabalhos missionários e pastorais a fim de preparar a futura paróquia.

A paróquia foi criada a 1º de janeiro de 1989, com o território totalmente desmembrado da Paróquia de Vargem Alegre. Foi a primeira paróquia criada por Dom Hélio Gonçalves Heleno desde que assumiu a diocese em 1978. Seu primeiro administrador paroquial foi o Pe. João Geraldo Rodrigues, que à época também era pároco de Iapu. Em 27 de abril de 1992 o distrito é elevado à categoria de município, sendo instalado em 1º de janeiro de 1993, data em que a paróquia completava 4 anos; nessa época, Pe. José Maria de Barros era o administrador paroquial, acumulando o ofício ao de pároco de Iapu. O primeiro padre residente na paróquia foi o Pe. José Antônio Nogueira, administrador paroquial a partir de 1995. Em 1999, Pe. José Carlos de Oliveira assume a administração da paróquia como seu primeiro pároco, sendo que em 2003 a deixa aos cuidados de Pe. Joaquim Rocha de Calais, seu segundo pároco. No ano de 2007 a paróquia é confiada aos cuidados de Pe. José Geraldo de Gouveia, terceiro pároco, permanecendo até março de 2009, quando tomou posse o Pe. José do Carmo Vieira como seu quarto pároco. Em novembro de 2011 ocorre um fato inédito na paróquia: Pe. Odilon Ferreira Ramos é incumbido de auxiliar como vigário paroquial, já que padre José do Carmo foi nomeado ecônomo do Seminário Diocesano, e, em fevereiro de 2012, reitor; a partir daí, Pe. Odilon se torna administrador da paróquia.

No dia 1º de janeiro de 2014 a Paróquia celebrou seu Jubileu de Prata; são 25 anos de criação. Na ocasião, a praça da Matriz foi batizada com o nome de D. Hélio Gonçalves Heleno, bispo que criou a paróquia em 1989.[2][3] No dia 2 de fevereiro de 2014, Pe. José Flávio Garcia, pároco da Paróquia São José de Vargem Alegre, assume a Paróquia de Ipaba como administrador paroquial e permanece até 29 de junho do mesmo ano. Em 6 de julho, Pe. Allan Pedrosa Carvalho, até então administrador paroquial da Paróquia São Domingos de Gusmão, em Ubaporanga, torna-se o quinto pároco da paróquia, permanecendo no ofício até fevereiro de 2020.

Em 29 de fevereiro a paróquia acolheu o seu sexto pároco, Pe. José Marcelino Pereira. Ainda em março de 2021, a paróquia recebe Pe. Antônio de Souza Alves como vigário paroquial, o segundo da história.

Com a transferência do Pe. José Marcelino para Simonésia, em maio de 2021, foi designado para a paróquia de Ipaba seu sétimo pároco, o Pe. Júlio César de Souza Pereira, vindo também de Simonésia, empossado em 13 de maio de 2021.

1. Nossa Senhora da Penha - Centro (Matriz)
2. São Sebastião - Centro
3. Nossa Senhora das Graças - B. Nossa Senhora das Graças (sem capela, apenas salão)
4. Santo Antônio - Boachá