Paróquia do Carmo em Caratinga acolhe seu novo pároco

Na noite do último sábado, 28, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo do bairro Esplanada em Caratinga acolheu com grande alegria seu novo pastor, Frei Geraldo Afonso, OCD (Frei Afonso de Santa Teresinha) bem como reforçou o carinho em ter Frei Ronan Siqueira Almeida, OCD (Frei Ronan do Sagrado Coração de Jesus) que assume mais uma vez o posto de Vigário Paroquial, já exercido por ele entre 2014 e 2016. Além deles a comunidade também recebe Frei Sebastião Leite Carneiro, OCD, que atenderá como colaborador.

Essa transição extraordinária ocorre em função da elevação da Comunidade Nossa Senhora da Piedade em Piedade de Caratinga ao título de paróquia (criação prevista para o próximo dia 13 de dezembro) com isso Frei Henrique Siqueira que administrava a paróquia de Caratinga desde fevereiro foi nomeado como 1º Pároco do povo piedade-caratinguense. Com sua ida para a nova paróquia, o então Vigário, Frei Afonso, assume o ofício de Pároco.

Celebrando a liturgia votiva da Virgem Maria, a Santa Missa de posse canônica foi presidida pelo Pe. José Carlos de Oliveira (Pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Caratinga e Vigário Geral) e concelebrada pelo empossado Frei Afonso, também por Frei Ronan Siqueira Almeida (Mestre de Postulantes e novo Vigário Paroquial); Frei Henrique Siqueira do Carmo, OCD (Pároco Nomeado de Piedade de Caratinga); Frei Marlon Sávio dos Santos (Superior e Mestre dos Noviços em Piedade de Caratinga); Pe. Ademilson Tadeu Quirino (Vigário Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu de Caratinga) e Pe. Leonardo Augusto Lucas Pinto (Adm. Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis em Vermelho Velho – Raul Soares e filho da Paróquia do Carmo).

Já no início, após uma breve biografia do novo pastor, foi lida pelo celebrante a provisão que delega os deveres, direitos e atribuições próprias do pároco, também datada em 27/11, Pe. Ademilson proferiu na sequência a leitura do documento que delega Frei Ronan como vigário. Dando sequência às prescrições do rito, Frei Afonso renovou sua Profissão de Fé e fez o juramento perante o Santo Evangelho. Mais tarde recebeu de Pe. José Carlos a Palavra de Deus e proclamou o Santo Evangelho – simbolizando sua missão de catequisar o povo e guia-los no caminho da salvação. Após a homília, onde foi recordada a missão própria do pastor, o frade carmelita recebeu as chaves da Igreja e do Sacrário, a Estola Roxa e rezando pediu a Deus que o ilumine a frente dos trabalhos nos próximos 2 anos.

Ao fim da celebração, em nome de toda a paróquia, a catequista Marineusa Gonçalves prestou uma pequena homenagem, registrando sua gratidão tanto ao Frei Henrique que se despede e ao Frei Afonso que chega para somar. Também o novo pároco, se dirigindo a comunidade, deixou palavras de gratidão pela confiança e acolhida e se propôs a conhecer a realidade para caminhar juntos, tendo Cristo como início, meio e fim de nossas ações.

Tendo 22 anos de ordenação presbiteral, essa é a primeira vez que Frei Afonso será pároco, já teve outras responsabilidades na Província São José do Sudeste (a qual está ligado), entre elas a de Provincial por duas ocasiões, Formador dos Estudantes de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte e Superior de Conventos, também já colaborou em algumas comunidades e aos 60 anos assume com alegria e disponibilidade a responsabilidade por uma sede paroquial. Rezemos pedindo a Maria – a Senhora do Carmo – que o cubra com sua proteção materna.

TEXTO: Victor Machado.

FOTOS: Aristides Ferreira – Paróquia N. S. Carmo

Receba nossa NewsLetter

Deixe uma dúvida ou sugestão