Paróquia de São Manoel faz inovação pastoral .

Envio dos animadores na abertura do novo Ano Litúrgico

1º de dezembro de 2019 – 1º Domingo do advento. Começo de um novo tempo litúrgico na Igreja. Tempo da feliz esperada vinda do Messias, o Menino Jesus, Deus que se fará carne mais uma vez para se aproximar da nossa humanidade e com isso nos mostrar a simplicidade do Amar!Tempo muito significativo, pois estará em evidência o Mistério da Encarnação: um Deus que se despoja do seu Ser Divino, para se apossar do nosso Humano. Somos assim, renovados na Esperança, e Ele não nos decepcionará, porque virá!

A ideia dessa inovação nasceu em reuniões de pastorais e foi ganhando dimensão de SETOR, CPCS E CPP. A proposta é que organizássemos a paróquia de acordo com o ano litúrgico da igreja e assim toda a nossa caminhada paroquial tivessecomo referência central o tempo litúrgico. Esse projeto surgiu no ano de 2018. Foi amadurecido nas reuniões e chegamos à conclusão que no ano de 2019 já iríamos colocá-lo em prática. Entendemos que com essa dinâmica será fácil toda a paróquia assimilar o que é o ano litúrgico e aplicá-lo nos setores, comunidades, pastorais, movimentos e na vida pessoal. Então, celebrando a abertura desse novo tempo especial e tão rico na vida da Igreja, a Paróquia São Manoel fez o ENVIO dos novos animadores de setor, comunidades e pastorais, na Matriz de São Manoel, na missa da 10:00 h, presidida pelo pároco padre José Marcelino e com a  participação do diácono Michel, que em suas palavras agradeceu e incentivou a todos diante da missão.  Na homilia, o Pe. Marcelino agradeceu a Deus em primeiro lugar e depois o sim de cada animador, dizendo que o seu agradecimento e orações eram estendidos a todos os membros da família daquele que está na animação paroquial. Ele entende que toda a família do animador participa do ministério, proporcionando condição para que ele o exerça. Entre os animadores temos mães, pais, avós, e jovens ajudando no trabalho, por isso ele ressaltou com entusiasmo a importância de toda família na vida dos animadores. Falou também da importância da acolhida de todos para o serviço missionário. Ressaltou que devemos ir ao encontro de todos indiscriminadamente. Jesus acolheu pecadores, leprosos, pobres. Cristo é a principal referência para o exercício de toda a nossa missa. Os animadores participaram da missa com alegria e assumiram com vibração esse bonito serviço de evangelização. A chuva que caiu torrencialmente durante toda a noite impediu que viessem muitos da zona rural. A Liturgia do dia trouxe para reflexão o texto de Isaias 2, 5 um convite para subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele mostre seus caminhos e ensine a cumprir seus preceitos’. A carta aos Romanos 13, 11- 14 lembra que a noite já vai adiantada, o dia vem chegando. Portanto,que todos se despojem das ações das trevas e vistam as armas da luz. O evangelho de Mt 24, 37- 44 foi um convite e um alerta para que todos fiquem preparados. Porque na hora em que menos esperar, o Filho do Homem virá.

Depois da Santa missa, que terminou às 11:30, registramos fotos e em seguida foi servido um delicioso almoço para todos oferecido pela paróquia e patrocinado pelo dízimo paroquial.

Que os novos animadores e animadoras façam o caminho litúrgico do Advento na unidade eclesial, refletindo com simplicidade as orientações sobre a vivência cristã de ser “sal da terra e luz do mundo”.Possam ainda, ao dizerem seu SIM, refletir sobre sua missão e vocação de profetas, anunciadores da esperança num mundo tão marcado pela indiferença e individualismo. E que possam se inspirar em 4 atitudes de Maria que muito ajudarão nesse novo ministério assumido:

1- Maria foi confiante: Ela aceitou o chamado de ser Mãe de Jesus e confiou nos planos de Deus, sem mesmo achar que não estava preparada. Pelo simples “sim” de Maria, grandes obras divinas foram realizadas. Portanto, confie no que Ele prepara! Deus capacita os escolhidos.

2- Maria foi grata: Maria nunca se queixou, reclamou ou questionou o que acontecia em sua vida, apenas aceitou e foi grata por ser a escolhida. Tenha sempre gratidão por assumir a missão de evangelizar. Agradeça a Deus pela oportunidade e também pelo dom da vida. Devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus.

3- Maria foi atenta e atenciosa:Nas bodas de Caná, Maria percebeu que faltaria vinho na festa de casamento, então foi até seu Filho Jesus para pedir que Ele ajudasse aos noivos, transformando água em vinho e, então, o milagre se realizou.Transforme a tristeza em alegria! Preste atenção nas pessoas que estão tristes, desanimadas e que enfrentam problemas para que eles se sintam amparados.

4- Maria foi paciente: Ela esteve aos pés da Cruz de Jesus e mesmo sofrendo, permaneceu em silêncio, confiou nas promessas de Deus e no melhor que estava por vir.Nos momentos difíceis, que o desanimo bater, acredite que Deus prepara sempre o melhor. Por isso, não se afaste d’Ele. Peça forças e orientações, e acredite que as tribulações vão passar.

Que a bênção do Menino Jesus desça sobre todos os homens e mulheres de boa vontade permanecendo hoje e sempre! Amém!

Padre José Marcelino Pereira

Pároco Paróquia São Manoel