PARÓQUIA DE ENTRE FOLHAS RECEBE SEU 33° PÁROCO.

Na noite do dia 1° de fevereiro, véspera da Apresentação do Senhor, tomou posse, como pároco de Nossa Senhora do Rosário, em Entre Folhas/MG, de acordo com as leis da Igreja e da Tradição, o reverendíssimo padre José Maria de Barros.

Como prescreve o rito de posse de párocos, ao chegar na porta da igreja, foi recebido pelo Cristo crucificado e o saudou com o ósculo. Logo depois, adentrou a nave da igreja aspergindo a comunidade reunida.
Em celebração presidida pelo padre Fabrício Almeida de Moura, delegado pelo bispo diocesano, na impossibilidade de estar presente, conforme carta de delegação, a dar posse ao padre José Maria. Após lida a provisão de nomeação, o novo pároco professou a fé da Igreja e fez seu juramento de fidelidade ao ministério a ele confiado. Então, acolheu a comunidade paroquial de coração aberto e, da mesma forma a comunidade acolheu seu novo pastor com grande esperança no coração, agradecidos a Deus pela vida e ministério do padre Raimundo  Rafael, último pároco, e confiantes na continuidade do anúncio do Evangelho nesta comunidade entrefolhense.

Durante a homilia, padre Fabrício destacou a importância do padre na comunidade, na ministração dos sacramentos, no atendimento e nos aconselhamentos e, destacou também, em outras palavras “que não há igreja sem padre e nem padre sem igreja”, evidenciando que a comunidade deve estar junto ao novo pároco para também o aconselhar, o ajudar, colocar-se, assim como ele, a serviço da comunidade.

Como parte do rito, padre José Maria renovou as suas promessas sacerdotais. Em seguida, foi apresentado ao novo pároco, as chaves da Igreja, local do culto do novo pastor e de seu rebanho; o Sacrário com a Reserva Eucarística, para adoração; o batistério, porta de entrada na comunidade cristã, pelo batismo; e, por fim, o confessionário, porta de retorno à comunhão pela ministração do sacramento da reconciliação.

Estiveram presentes, além dos paroquianos, alguns ex-paroquianos, vindos da paróquia de São Sebastião do Santíssimo Sacramento, distrito de São Sebastião do Sacramento, município de Manhuaçu/MG, não em sinal de despedida, mas também de agradecimento pelos 10 anos como pastor daquele povo. Dentre eles, os seminaristas Evandro de Pádua Marcial, do 2° ano de Teologia e Jarbas Antônio Pires Viana, do 2° ano de Filosofia.
Também esteve presente o seminarista Rodolfo Rodrigues Luna, do 4° de teologia, que fez estágio pastoral em Entre Folhas no ano de 2018; e o vocacionado Lucas Raspante, que reside em Imbé de Minas.

Rezemos sempre pelo bom êxito do ministério do padre José Maria, e dos demais padres que serão transferidos nos próximos dias!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Texto= Rodolfo Rodrigues Luna                                                                                                                                                       Fotos= Isaac – Paróquia São Sebastião em Sacramento