Osib realiza Semana Nacional de atualização para Formadores de Seminários

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) iniciou no dia  08/07 e segue até dia 12 de julho, em Guarulhos (SP), a Semana Nacional de Atualização para Formadores. Este encontro traz como reflexão:  Evangelização e Missão – a dimensão pastoral-missionária na Nova Ratio, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O encontro é assessorado pelo Monsenhor Dr. Antônio Luiz Catelan Ferreira, assessor da Comissão Teológica Internacional, Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB e membro da Comissão elaboradora das novas DGAE.
As novas Diretrizes Gerais para nortear a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), publicada na Assembleia Geral dos Bispos, este ano em Aparecida, nos indica que os presbíteros devem ser formados na caridade pastoral, na comunhão e na unidade. Com objetivo de promovam e favoreçam a dilatação do Reino de Deus.
Com esse propósito, acontece de 8 a 12 de julho em Guarulhos – SP, a Semana Nacional de Atualização de Formadores. O encontro é aberto aos bispos, reitores, formadores, professores e diretores das faculdades de Filosofia e Teologia dos Seminários no Brasil. Dentre eles, Padre Harlley Caldeira Mourão, vice-reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria da Arquidiocese de Montes Claros e presidente da Osib Leste2, participa do encontro.
O tema do encontro deste ano de 2019 prossegue o itinerário de aprofundamento das
dimensões da formação, passando pela dimensão humano-afetiva (Fortaleza, janeiro de 2016),
dimensão comunitária (Brasília, julho de 2016), dimensão espiritual (Aparecida, julho de 2017) e
dimensão intelectual (Rio de Janeiro, julho de 2018).

A diocese de Caratinga se faz presente representada pelos padres: Pe. José do Carmo Vieira, Pe. Joaquim Rocha de Calais e Pe. Adair José de Freitas.

Fonte- Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384