Missão de Semana Santa no Vale do Jequitinhonha

… Ó meu Bem-Amado, uma só missão não me bastaria…’

(Santa Teresinha do Menino Jesus)

É sempre graça divina estar em missão, seja aqui ou ali, fazendo a experiência do amor de Deus em comunidade.

Neste ano de 2019 fomos novamente celebrar a semana santa nas comunidades da Vila São João, Dutra e Várzea da Páscoa/ Paróquia de Francisco Badaró- Diocese de Araçuaí.

Foi uma experiência nova para nós, pois neste ano não contamos com a presença do sacerdote. Sendo assim, nos preparamos e nos organizamos como leigos para fazer o que nos seria permitido e poder partilhar a fé naquele Vale que é de fato lugar de aprendizagem, de bênçãos, de encontro.

Encontro com Deus em cada família, naqueles que sofrem alguma enfermidade e ali padecem com Cristo, no esforço de todo aquele povo que celebra a fé, partilha a vida mesmo em meio a dificuldades. Encontro com Deus na vegetação do Mandacaru, da Palma que reveste o vale e com a água do rio Araçuaí aponta sinal de esperança.

Foram dias intensos de visitas às famílias, principalmente aos enfermos, momentos celebrativos e catequéticos, vivência e convivência.

Quanto aprendemos!

Naquele lugar, debaixo da tenda da pequena casinha paroquial na Vila São João, nós carmelitas seculares unidos à preciosa Ir Janete Silva pertencente à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres (Irmãs Azuis) formamos a comunidade em missão.

Muito nos enriqueceu também o momento de partilha no domingo de Páscoa entre nós, os Lazaristas, os Fraters, todos que pelo Vale afora dedicaram aqueles dias. Como também o breve convívio com Bispo Dom Marcello.

Para sempre gratidão! Ao padre Vander e Wanderlei que confiam em nosso trabalho, ao povo das comunidades que nos acolheu com alegria e testemunham a fé e a perseverança na dureza de sua realidade.

“Cristo Ressuscitou aleluia, venceu a morte com amor”.

Com Ele, Nele e por Ele vençamos dia a dia para juntos podermos cantar o Aleluia sem fim.

Ana Maria Eymard Pereira Scarabelli- OCDS

Ir Janete Silva-CIC

Márcia Aparecida Andrade- OCD

José Paulo Scarabelli- OCD