Minha casa: Lugar de reflexão e oração

“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24, 15)

O início da Igreja entre os primeiros cristãos aconteceu nas casas. No Templo e nas Sinagogas, era o espaço dos cultos judaicos. A celebração propriamente dita da Eucaristia, em geral no primeiro dia da semana, acontecia nas casas daqueles que se colocavam no seguimento a Jesus. Deste modo fica claro que a primeira experiência de Igreja é a Igreja doméstica, Igreja família.
Em nossos dias, temos o costume de sempre nos reunir nas casas para a reunião dos grupos de reflexão. O povo se reúne para a leitura, oração e reflexão da Palavra de Deus. É um momento eclesial que nos coloca em sintonia com o projeto de Jesus, que nos fala pela Palavra e em sintonia com a caminhada da Igreja do Brasil. Por meio dos grupos de reflexão nosso povo caminha mais consciente de sua fé e fortalece a Igreja comunidade.
Nestes tempos de “Corona Vírus”, do Covid 19, por causa de sua grande ameaça à saúde, é extremamente recomendável a quarentena. É preciso ficar em casa. Ainda não temos uma vacina ou um remédio eficaz. Como a força de contaminação desse vírus é muito grande, somos chamados por Deus a proteger a vida. Orientados pela Igreja e pela Organização Mundial da Saúde somos estimulados a ficar em quarentena. Neste sentido, a quarentena é um ato de amor à vida e um ato de louvor ao Deus da vida.
Convido a você a refletir a Palavra de Deus em família. Vamos tornar mais forte nossa pequena Igreja, nossa Igreja doméstica. No início da Igreja os primeiros cristãos se refugiavam nas casas para evitar a perseguição do Império Romano. Hoje, para proteger a vida, nos refugiamos em casa para nos defender do “Corona Vírus”.
Igreja não é o templo, Igreja é o povo de Deus, é a comunidade dos batizados. Se não podemos frequentar a nossa Igreja-comunidade, reúna sua família, faça de sua casa, a Igreja do Senhor. Reflita a Palavra, faça a reunião do Grupo de Reflexão. É tempo de fortalecer a fé e de proteger a vida, o maior dom de Deus.
Por amor a Deus, proteja a sua vida e a de sua família e vizinhos. E não se esqueça sua casa também é Igreja, é lugar de reflexão e oração. #fiqueemcasa

Denilson Mariano