JUBILEU DE DIAMANTE – 60 anos Semana Eucarística na Diocese de Caratinga

60 anos Semana Eucarística

JUBILEU DE DIAMANTE

Tema: Eucaristia  e Dom de Si.

Lema: “Eu vivo, mas não sou eu: é Cristo que vive em mim”.(Gl 2,20)

Com alegria e gratidão celebramos a 60ª SEMANA EUCARÍSTICA DA DIOCESE DE CARATINGA iluminados pelo tema Eucaristia  e Dom de Si.

Esta é uma história de fé da Obra Eucarística e chegada à terra caratinguense, construída há 61 anos pelos Religiosos Sacramentinos e o Povo de Deus que, com dedicação à Santíssima Eucaristia, acolheram a missão neste Santuário de Adoração. A nossa alegria ainda é maior pela comemoração dos 60 anos da Semana Eucarística.

Atendendo á solicitação do Bispo Diocesano, Dom José Eugênio Corrêa, em dezembro de 1957, Monsenhor Aristides da Rocha, Vigário Geral da Diocese, foi ao Rio de Janeiro encontrar-se com o Superior Geral Pe. Godofredo Spiekman,solicitando a Fundação da Obra de Adoração Perpétua na Diocese de Caratinga. A diocese oferecia a Capela Nossa Senhora da Conceição desmembrando assim a paróquia da Catedral de São João Batista.

Em 19 março de 1958 no dia de São José, na Paróquia da Igreja Nossa Senhora da Conceição chega a Caratinga os primeiros religiosos da Congregação Sacramentina: Padre Davi Sarto,SSS e Irmão Isaías,SSS,  que permaneceram por dois anos (1958-1959). Ainda em 1º de julho de 1958, Pe. Davi Sarto SSS, realizou a obra de adoração e a primeira SEMANA EUCARÍSTICA, uma semana consagrada, para celebrar, refletir e receber os tesouros eucarísticos revelados por Nosso Senhor. A Adoração ao Santíssimo Sacramento passou a ser realizada diariamente de 5:30h as 19horas.

No ano de 1960 iniciou-se a construção do Santuário Velho isto é: Capela Provisória foi inaugurada por Monsenhor Rocha e o Salão São Pedro Julião Eymard. Em 1961 a Adoração ao Santíssimo Sacramento passa a ser realizada na nova matriz.  A 5ª SEMANA EUCARÍSTICA realizada no período de 28 de julho a 04 de agosto foi a segunda vez que a Semana Eucarística foi celebrada na matriz provisória. Mais tarde em 1964, Pe. Davi Sarto SSS, retorna de Belo Horizonte com carta ao bispo diocesano de Caratinga trazendo o nome de Pe. Roque Colombo SSS como novo pároco a nova Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus. Com chegada do Pe. Roque Colombo e outros iniciaram a construção do Santuário novo em 1966, com casa anexa para os religiosos e o Seminário Sacramentino.

Durante o período de adaptação de Pe. Roque Colombo SSS á nova paróquia em 1965 não foi realizada a SEMANA EUCARÍSTICA, por isso celebramos em 2019 a 60ª SEMANA EUCARÍSTICA.

Em 07 de agosto de 1966, o dia de encerramento da 8º SEMANA EUCARÍSTICA foi um marco importante para a paróquia. As 17horas quando a procissão solene vinda da Igreja Nossa Senhora da Conceição chegou ao Santuário, Dom José Eugênio Correa colocou a 1ª pedra fundamental onde seria construído o novo Santuário, celebrando logo em seguida a santa missa.

Destaque especial as Bodas de Prata da Adoração em nossa diocese. Na abertura da 24ª Semana Eucarística, dia 31 de julho de 1983 o Santuário de Adoração foi sagrado pelo bispo diocesano Dom Hélio Gonçalves Heleno, a primeira igreja da diocese a ser sagrada. Pe.Vittorio Baggi SSS era pároco da época. Uma celebração rica, o rito de sagração que envolve a unção, a incesão, o revestimento e a iluminação do altar. Primeiro, o altar foi todo ungido com o óleo do Crisma pelas mãos do bispo diocesano, em seguida ungiu também as 12 cruzes que estão localizadas no interior da igreja.

Em 2009 momento em que celebrávamos o Jubileu áureo da SEMANA EUCARÍSTICA também recordávamos com carinho o 10º ano de falecimento do nosso saudoso Pe Roque Colombo SSS.

Durante toda a história da SEMANA EUCARÍSTICA realizados em nossa paróquia vários pregadores se fizeram presente, destacamos com carinho: Monsenhor Aristides da Rocha, Pe. Othon Fernandes Loures, Pe. Paulo Regolio SSS, Dom Antônio Afonso de Miranda SDN, Dom Antônio Carlos Mesquita, Dom Joviano de Lima Júnior, SSS, Dom Roberto Guimarães, Dom Frei Diogo Reesink ,OFM . Dom Aldo Di Cillo Pagotto, SSS, Pe. Raimuno Dan SSS, Pe. Ismael Destefani SSS, Pe. Antonio Peixoto SSS, Pe. Andre Agazzi SSS, Pe. Francisco Junior de Oliveira Marques SSS, Pe. Jackson Frotta SSS, Pe. Eugenio Barbosa Martins SSS, Frei Leandro Alcides Pereira OCD, Pe. Gleidson Forte Martins SSS, Pe. Geraldo Mayrink, SDN, Pe.José Estevam de Paiva, SDN. Esse ano a 60ª SEMANA EUCARÍSTICA conta com a presença de Mons. Hernaldo SSS, recém nomeado bispo para a Diocese de Bonfim e ainda com a presença do Pe.Eugênio Barbosa Martins,SSS, Superior Geral da Congregação do Santíssimo Sacramento.

A Semana Eucarística é um tempo de graça para nós sacramentinos e para os irmãos que partilham conosco da missão de celebrar e anunciar o mistério da Eucaristia ao mundo. São Pedro Julião Eymard usou a metáfora do fogo para expressar o ardor de sua missão eucarística. “Quero levar o fogo da Eucaristia aos quatros cantos da terra.” Aqui, São Pedro Julião Eymard expressa seu amor e dedicação ao sacramento da Eucaristia. Ao fundar a Congregação do Santíssimo Sacramento, deixa para cada um de nós esta missão: celebrar e anunciar ao mundo o amor de Jesus Cristo expresso na Eucaristia.

Uma programação intensa foi preparada para esse Jubileu.