IAM em Oração – Semana de Oração pela Diocese de Pemba (Moçambique/África)

Diante da triste realidade vivenciada pelos habitantes da Diocese de Pemba, em Moçambique, no continente africano, sobretudo os relatos das crianças e adolescentes, missionários, população e do bispo diocesano de Pemba, o brasileiro Dom Luiz Fernando Lisboa, dando conta dos diversos ataques às aldeias, igrejas, postos de saúde e demais equipamentos sociais, a IAM, Infância e Adolescência Missionária do Brasil, lançou entre 27 de abril e 1 de maio de 2020 a proposta da Semana de Oração Pela Diocese de Pemba.

A Semana de Oração envolveu todas as pessoas envolvidas com a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, tais como as crianças, adolescentes e assessores. A proposta era que dentro do subsidio disponibilizado pelo Secretariado Nacional da IAM, cada pessoa, com sua família, rezasse durante os 5 dias pela realidade proposta.

Foi maravilhoso!

A Diocese de Caratinga/MG, através dos vários grupos de IAM espalhados diocese a fora, não deixou de participar.

Tivemos a participação expressiva das crianças e adolescentes dos grupos de Dom Cavati, Pocrane, Ipanema, Orizânia, dentre outros.

Segundo a assessora Kedymar, da paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dom Cavati-MG, a participação superou as expectativas. Segundo ela “a adesão foi incrível. Foi um novo ânimo, um novo folêgo missionária em nossas vidas” e completa “nós mesmos enquanto assessores estávamos desanimados, sem poder encontrar com o grupo devido a pandemia e essa Semana de Oração ajudou a todos nós a superar essa barreira física que nos é imposta, estávamos unidos pela oração, pela fé, pela missão.”

Neste mesmo caminho, a assessora Isabella Frias, da paróquia Nossa Senhora da Penha, em Pocrane-MG destacou que “não só a nós, mas muitos pais e familiares ficaram encantados e emocionados com a Semana de Oração ao verem seus filhos rezarem as preces em favor de uma realidade desconhecida, ao ver o trabalho além fronteiras que a IAM faz seja através do cofrinho missionário, seja através da oração. Muitos pais, através da Semana de Oração perceberam a maravilha que é a oração em família e querem continuar nesse espírito.”

A coordenadora diocesana da IAM em nossa diocese, a leiga Ângela Alves, também afirmou que a Semana de Oração propiciou a todos um novo fôlego, um novo ânimo, e que a resposta das crianças, adolescentes e seus pais a proposta superou todas as expectativas, chegando ao coração de muitos lares, muitos corações.

Como encerramento da semana, na data de 4 de maio de 2020, através da plataforma Zoom, alguns assessores da IAM na diocese, bem como a coordenadora estadual da IAM, Sandra Bonine, além da coordenadora diocesana, realizaram uma reunião no intuito de avaliar o trabalho realizado e a avaliação não foi outra senão positiva. Da reunião surgiram propostas de ações para a IAM neste tempo de pandemia e isolamento social que serão realizadas não só na Diocese de Caratinga, mas em todo o Estado.

Mesmo em tempos de pandemia a missão não para!

Que Deus, sob a intercessão de nossos padroeiros São Francisco Xavier e Santa Terezinha e a proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da nação brasileira, possamos superar com fé, serenidade e cuidado mais esse momento difícil.

Aldair G. I. Junior