FREI HENRIQUE,OCD, TOMA POSSE NA PARÓQUIA DO CARMO EM CARATINGA.

No último sábado, 15, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Caratinga acolheu seu novo pastor, Frei Henrique Siqueira do Carmo, OCD, bem como os demais frades que irão trabalhar na paróquia nesse triênio 2020-2022.

A paróquia terá a frente dos trabalhos o Frei Henrique Siqueira do Carmo, OCD (Pároco) e contará ainda com a ajuda de outros 6 frades: Frei Geraldo Afonso, OCD (Vigário Paroquial e Superior do Convento Nossa Senhora do Carmo de Caratinga), Frei Luciano Luiz da Costa, OCD (Vigário Paroquial e Conventual do Noviciado São José em Piedade de Caratinga), Frei Ronan Siqueira Almeida, OCD (Formador de Postulantes em Caratinga), Frei Marlon Sávio dos Santos, OCD (Superior e Formador do Noviciado São José em Piedade de Caratinga), Frei Jorge Jacinto Corrêa, OCD (Ecônomo do Noviciado São José em Piedade de Caratinga) e Frei Sebastião Leite Carneiro, OCD (Conventual do Noviciado São José em Piedade de Caratinga).

A paróquia que no último mês de janeiro se despediu de 5 frades que trabalhavam a frente da paróquia desde 2017 e agora enviados para novas missões, conforme determinou o capítulo provincial realizado no início de janeiro e que acontece de 3 em 3 anos: Frei Everaldo foi transferido para a Paróquia Santa Teresinha no Higienópolis em São Paulo, Frei Luciano Henrique foi transferido para o Convento Sagrada Família na praia do francês em Marechal Deodoro-AL, Frei Wilson foi transferido para a Basílica Santa Teresinha na Tijuca – Rio de Janeiro, Frei Odair Madero foi transferido para o Convento São João da Cruz em Belo Horizonte-MG e Frei Manoel para o Convento Santa Elisabete da Trindade em Brasília-DF.

POSSE

A Santa Missa de Posse canônica foi presidida pelo Pe. José Carlos de Oliveira (Vigário Geral da Diocese de Caratinga), concelebrada pelos frades que na ocasião eram empossados e pelos padres Marcondes Ferreira dos Santos (Pároco do Santuário Senhor Bom Jesus de Caratinga) e José do Carmo Vieira (Reitor do Seminário Diocesano de Caratinga), além do Diácono Leonardo Augusto Lucas Pinto (Santuário Senhor Bom Jesus de Caratinga e filho da paróquia). Também estiveram presentes seminaristas, postulantes, noviços e uma intensa participação do povo de Deus.

Conforme prescreve o rito, no início da celebração o presidente leu o documento de provisão do novo pároco, e Frei Marlon leu a dos vigários e frades com uso de ordens, em seguida Frei Henrique professou a fé e fez o juramento de posse.

No momento do evangelho o novo pároco recebeu das mãos do vigário geral e proclamou o Evangelho. Após a homilia o padre recebeu diversos instrumentos que são essenciais na vida do padre, as chaves da Igreja, a cadeira presidencial, a estola roxa, além de incensar a pia batismal e o sacrário.

No fim da celebração o novo pároco foi homenageado pela comunidade presente, agradeceu a todos pelo carinho, destacou a presença da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Belo Horizonte, onde foi vigário nos últimos 3 anos, bem como de seus familiares. Se dirigindo as novas ovelhas se prontificou a caminhar junto com as 18 comunidades da paróquia, lembrando que o pastor deve ter cheiro de ovelha (Papa Francisco).

TEXTO: Seminarista Victor Machado.

FOTOS: Aristides Ferreira.