FORMAÇÃO MISSIONÁRIA DE SEMINARISTAS

Aconteceu nos dias 28 de fevereiro à 1° de março a VI Formação Missionária de Seminaristas (Formise) da Província Eclesiástica de Mariana. O Evento foi sediado pela diocese de Caratinga e aconteceu no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário. A formação contou com a participação de 04 seminaristas da arquidiocese de Mariana, 04 seminaristas da diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, 04 seminaristas da diocese de Governador Valadares, e também com todos os seminaristas (29) da diocese de Caratinga (Propedêutico, Filosofia e Teologia). Contou ainda com a participação do seminarista Joaquim da diocese de Araçuaí que compõe o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do seminário diocesano.

O evento foi assessorado pelo Frei Dr. Oton da Silva Araújo Junior, OFM, que nos ajudou a refletir sobre a missionariedade na vida do cristão, com o tema “Missão da Igreja: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), em consonância com a Campanha da Fraternidade 2020. A missa de abertura foi presidida na noite da sexta-feira pelo reitor do seminário, Pe. José do Carmo Vieira. Na noite do sábado a missa foi presidida pelo vigário geral da diocese, Pe. José Carlos de Oliveira.

O encontro foi conduzido com bastante dinamicidade pelo assessor, contando com dinâmicas de grupo para uma maior interação entre as dioceses da província; a troca de experiências foi uma oportunidade para o crescimento formativo dos seminaristas. Contou ainda com o testemunho missionária da Ir. Maria das Graças de Souza sobre sua estadia no estado de Rondônia, território de missão das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças (Gracianas); e do seminarista Victor Emanuel sobre a experiência missionária de 08 seminaristas de Caratinga na diocese de Almenara em dezembro de 2019.

A formação foi encerrada no domingo (1°) com a missa solene em comemoração ao 62° aniversário do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário. Foi presidida pelo nosso bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada pelos padres José do Carmo (reitor do seminário diocesano), Joaquim Calais (reitor do seminário Propedêutico) e Mons. Raul (diretor do arquivo diocesano). A realização do encontro nos permitiu entender que a missão não está somente além das fronteiras territoriais, mas ela começa no dia do nosso batismo e deve fazer parte da nossa vida cristã todos os dias e em todos os lugares. À inspiração de Cristo, missionário do Pai por excelência, somos convidados a fazer da nossa vida uma doação permanente ao Reino de Deus. Como a vela se consome sobre o altar para gerar luz, assim deve ser a vida do cristão, ser consumida para gerar vida nas outras pessoas.

Por seminarista Reginaldo Fernandes