Festa em honra a Nossa Senhora Lourdes, protetora dos enfermos.

No dia 11 de fevereiro é comemorado o dia de Nossa Senhora Lourdes, protetora dos enfermos. Na diocese de Caratinga algumas comunidades são dedicadas à sua devoção, elas possuem grandes festas, mas o destaque maior se dá a Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Santuário em Caratinga, onde existe uma réplica da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e romeiros veem de diferentes cidades pedir as bênçãos da Virgem.

Durante todo esse período de pandemia desde o dia 19 de março de 2020 a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes permaneceu fechada para visitação. Foi reaberta somente em três dias específicos da novena e no dia dedicado a Virgem.

A festa em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, de acordo com informações, já acontece há aproximadamente 50 anos, e foi uma promessa feita pelo padre Colombo ainda nos anos 70, quando teve uma enchente na cidade.

Os católicos contam que o padre prometeu todos os anos, fazer uma procissão saindo da Catedral, com uma parada para uma benção sobre o rio próximo à Avenida Catarina Cimini, e logo em seguida finalizar com uma celebração da missa no santuário. Durante todos esses anos, a promessa foi cumprida, somente em 2003 que os fiéis não promoveram o evento, ano em que deu uma enchente na cidade. O dia da santa é comemorado todos os anos no dia 11 de fevereiro. Os católicos ainda promovem novenas anuais do dia 2 ao dia 10 de fevereiro.

Esse ano devido a pandemia da COVID-19 a novena aconteceu de forma restrita, seguindo todas as normas sanitárias, com a participação das paróquias da cidade.

O bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira presidiu a celebração eucarística de encerramento e festa a Nossa Senhora, concelebraram com ele os padres Jesus Mateus, SSS, Pe. Vittorio, SSS e Pe. Alejandro. SSS com a presença e participação do diácono Rocha, SSS.

Como não foi possível realizar a procissão, a paróquia buscou inovar e com uma bela carreata pelas ruas da cidade a homenagem a Virgem de Lourdes aconteceu. Foi um momento grande de manifestação de fé, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi colocada em cima de um mini trio elétrico, toda ornada de flores. Pe. Felice Vittorio Baggi,SSS e Pe. Alejandro Fabio Gonzales, SSS conduziram a carreata, com duas paradas, a tradicional benção sob o Rio Caratinga, abençoando e pedindo a intercessão de Nossa Senhora, como de costume quanto as enchentes e também, uma benção a porta da Casa de Saúde, pedindo pelos enfermos, pelos médicos e enfermeiros da linha de frente nessa pandemia e por todos os enfermos.

Receba nossa NewsLetter

Deixe uma dúvida ou sugestão