Festa de Nossa Senhora de Lourdes: “Com Maria escolhidos e enviados em missão”.

O mês de fevereiro marca as comemorações de Nossa Senhora de Lourdes na paróquia do Coração Eucarístico de Jesus (Santuário), de Caratinga. Desde o dia 02 até o dia 10, todas as noites aconteceu a Novena em Honra a Nossa Senhora de Lourdes com a participação de todas a paróquias da cidade.

Desde a construção da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na segunda metade do século passado, no pátio anexo ao antigo santuário, fiéis de toda a região se reúnem no local para dar graças à Virgem. Esse ano, a novena contou com o tema: “Com Maria escolhidos e enviados em missão”

A novena teve início no dia 2 de fevereiro. Nos dias 04 e 05 houve também a celebração da festa do nascimento e do batismo de São Pedro Julião Eymard, fundador congregação dos Sacramentinos. O encerramento da novena, no dia 11, aconteceu com momento de adoração na Catedral de São João Batista, a reflexão a cargo de Pe. Moacir Ramos e Pe. Paulo Amorim, do PIME, logo após a procissão, saindo da Catedral em direção ao Santuário.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias. Em sua homilia, o bispo destacou que a novena é uma oportunidade de aprofundarmos a fé. “Ouvindo a Palavra e participando da Eucaristia, vamos conformando nossa vida à vida de Jesus. Também tempo de recebermos graças especiais de Deus”, disse dom Emanuel.

A Paróquia manifesta a gratidão a todas as paróquias da cidade e  a todos que se envolveram na realização da novena. “A cada noite testemunhamos Deus se fazendo presente e dirigindo uma palavra a todos nós, pelos padres que conosco estiveram. Nossos agradecimentos especiais: Paróquia da Catedral, com o padre Moacir; Paróquia São Judas Tadeu, com os padres José Carlos e Ademilson e do seminarista José Geraldo; Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o padre Marlone; Paróquia Senhor Bom Jesus com Pe. Agrimaldo, Paróquia Nossa Senhora do Carmos, Frei Luciano, OCD, agradecemos ainda ao padre Mauricio Martins, de Aracaju (Escolápio) e as Irmãs Gracianas. Também a todos pelo esforço, dedicação e comprometimento com a liturgia, com o canto, com as homenagens e com tudo o que era necessário para que tudo corresse bem. Como não notar também em nossos queridos padres Vittorio e Mateus, Diacono Rocha, SSS,  a disposição, a solicitude, o amor e a coragem necessários de pastores zelosos e comprometidos, e nos últimos dias a presença do Diacono Willian, SSS, e os escolásticos Irmão Joel, SSS, Irmão Júnior, SSS, Irmão Haroldo SSS, Irmão Eduardo, SSS, Irmão Elibien , SSS e Irmão Elissandro, SSS