Eu sou a ressurreição e a vida.

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. (João 11:25-26)

Nós Católicos, estamos cientes que todos os trabalhados durante este período estarão suspensos por causa do Corona vírus. Diante da situação, paróquias e arquidiocese usam redes sociais para que os fiéis não deixem de acompanhar as missas e eventos.

Padre Geziel Almeida diante dos acontecimentos atuais tem apresentando a todos nós, momento difícil diante desta pandemia, causada pelo vírus o Covid -19, e para isto o mais importante é o isolamento social, estando em comum acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.   Por isso, Padre Geziel reafirma a fala do Papa Francisco “Vamos responder com oração, compaixão e ternura”.   Assim estamos vivendo   o tempo de reflexão e ação em nossa Paróquia de Santo Estêvão em Iapu/MG.

Nesta Semana Santa, nosso pároco, vêm transmitindo on-line e pela rádio com muita espiritualidade, fé e dinamismo, realizando de forma muito interativa para toda Comunidade. Sendo repassado a toda igreja este momento único que nós católicos relembramos e experimentamos o verdadeiro significado da Morte e Ressureição de Jesus Cristo.

Todo o tempo quaresmal, nossa paróquia busca preparar para bem celebrar a Semana Santa. Ela se inicia com a celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém, o Domingo de Ramos. O povo simples e fervoroso aclama Jesus como Salvador. O povo grita “Hosana!”, “Salva-nos!”; Ele é Redentor do homem. Nós também precisamos proclamar que Ele, e só Ele, é o nosso Salvador (At 4,12).

Pe. Geziel foi às ruas abençoando e aspergindo água benta, com toda receptividade e grande júbilo das famílias, crianças e jovens que encontravam – se nas varandas, portas e calçadas de suas casas enfeitadas com ramos. Foi um dia muito abençoado!

Durante a semana ocorreu orações e celebrações on-line, com envolvimentos de toda comunidade paroquiana local e da zona rural, com grandes participações de cidades vizinhas e amigos de vários lugares.

A missa de quinta-feira (9), foi celebrado “o Lava-Pés” e a ‘’ Santa Ceia do Senhor’’, foi transmitida às 19:30h. Já na Sexta-Feira Santa (10), aconteceu a “Via Sacra” ás 11h, o Beijo na Cruz às 15h, celebrando a ‘Paixão de Cristo’ ás 19:30h. Este dia foi marcado pelo silêncio e pela penitência. Não há Missa: o sacramento que atualiza a Cruz cede neste dia espaço para o evento em si.

No Sábado conhecido o da Aleluia, sendo o Dia Santo e também da Vigília Pascal, terá início às 19:30h. E no Domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus, será transmitido às 7h e ás 19h.

Concluímos neste domingo (12) com “A Páscoa do Senhor” é também a nossa páscoa. Passamos das trevas para a luz, saímos da morte para a vida porque experimentamos a certeza da ressurreição. É Cristo que abre para nós o redil, o lugar das ovelhas e caminhando a nossa frente, nos leva a viver como criaturas livres; “este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”.

Selma Maria Barbosa da Silva

Coordenadora do Apostolado da Oração

Paróquia de Santo Estêvão/Iapu- MG.