Especialização em Catequética do IRPAC reuniu dezenas de alunos em Belo Horizonte

A Comissão Bíblico-Catequética  do Regional Leste 2 da CNBB em parceria com a PUC Minas e o Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) promoveram entre os dias 05 e 17 de janeiro a Especialização em Catequética.

Neste ano, a Pós-Graduação de regime intensivo recebeu 103 estudantes do 1º, 3º e 4º módulo e ocorreu na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG).

De acordo com a coordenadora da Comissão de Catequese do Regional Leste 2, Lucimara Trevizan, a Pós-Graduação tem o intuito de qualificar o trabalho das coordenações diocesanas de catequese. “A partir do curso é possível refletir sobre a prática catequética à luz das orientações da Igreja e conhecer as novas perspectivas e linguagens, sobretudo na cultura urbana e digital”, esclarece. “Outro diferencial é o acompanhamento pessoal dos alunos, a troca de experiências e os estudos de casos, que auxiliam na intervenção nos processos catequéticos, visando melhorar a coordenação dos trabalhos e a formação de catequistas”, concluiu.

O Bispo de Itabira – Coronel Fabriciano e Bispo referencial da Comissão Bíblico-Catequética, Dom Marco Aurélio Gubiotti, acompanhou o evento.

Sobre o IRPAC – O curso do IRPAC nasceu em janeiro de 1987, com a aprovação dos bispos e a inspiração de Inês Broshuis, dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Alberto Antoniazzi, Bernardo Cansi e dom Mário Gurgel. Numa época de extrema carência de formação das coordenações de catequese do Regional Leste 2, o curso ajudou a melhorar o “rosto” da catequese nas (Arqui)Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para a coordenação de Catequese do Regional Leste 2, o IRPAC é uma tentativa que deu certo, de oferecer um espaço de formação mais densa e profunda, com uma metodologia envolvente, além do cuidado especial com o acompanhamento dos alunos e com o cultivo da espiritualidade.

Atualmente a Comissão Regional de Catequese é a equipe coordenadora do IRPAC, tendo à frente o bispo diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, referencial da Comissão Bíblico-Catequética, Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Diocese de Caratinga

Os alunos Malvino Neto, |Seminarista, Irmã Rosandes Sampaio, do Instituto das Missionárias de Nossa Senhora das Graças, Marinês da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Matins Soares e Valéria , da Paróquia São Sebastião em Tarumirim, concluíram a pós-graduação em especialização catequética.

Como de costume, no mês de janeiro, acontece o Curso de Especialização Catequética da PUC-MG e do Regional Leste 2. Os membros da Pastoral Bíblico Catequética da Diocese de Caratinga marcaram presença em dois momentos da especialização. Essa especialização é fruto de uma longa experiência na formação de catequistas realizada pelo IRPAC – Instituto Regional de Pastoral Catequética.

O curso é um pedido dos Coordenadores Diocesanos de Catequese.

Os objetivos:

– Oferecer orientações concretas para o processo de iniciação à vida cristã nas comunidades e paróquias, através de uma catequese querigmática e mistagógica (EG 163-168).

– Propor a novos coordenadores da catequese caminhos possíveis para uma catequese vivencial e criativa, atenta à realidade das novas gerações.

A coordenação diocesana normalmente leva um ano para preparar novos coordenadores de catequese. A ideia é oferecer uma formação intensiva e aprofundada, aproveitando o período do IRPAC. em um curso de duração de  42 horas/aula.

Fonte – CNBB – Regional Leste 2