Encontro Vocacional – Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário.

Entre os dias 28 e 30 de junho deste ano, o Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário, Diocese de Caratinga/MG, juntamente com a equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional), realizou mais um Encontro Vocacional com o tema: “Dá-me discernimento, conforme a tua palavra” (Sl 119, 169). Este contou com a participação de 40 jovens de várias paróquias da nossa diocese.
O intuito deste tradicional encontro é, além de acompanhar os jovens candidatos ao ingresso no Seminário, ajudá-los em um discernimento mais profundo a respeito do discernimento vocacional. Neste, como já mencionado o tema acima, foi priorizado com uma ênfase mais profunda e espiritual, a necessidade de fazer-se o discernimento diário a partir da Palavra de Deus, ou seja, buscar os fundamentos vocacionais nas próprias palavras de Jesus e no testemunho dos primeiros seguidores do Caminho.
Durante o Encontro Vocacional houve dinâmicas, testemunho vocacional dos seminaristas, convivência e, claro, muita oração. As palestras tiveram um itinerário de ajuda: num primeiro momento a palestra foi direcionada aos vocacionados com o tema, “Faça-me ouvir a tua voz” (Ct 8, 13), reforçando a importância da escuta ao Deus que nos chama constantemente; depois a palestra se tratou da necessidade de nos configurarmos cada vez mais, pelo Batismo, a Cristo, vivo e ressuscitado, com o tema “ Grava-me em teu coração” (Ct 8, 6). E por fim, terminando esse caminho, proposto pela equipe do SAV, a urgência do discernimento, com o tema central do Encontro, “Dá-me discernimento, conforme a tua palavra” (Sl 119, 169).

Dessa forma, continuando a proposta do discernimento vocacional, pedimos a todos em suas comunidades, continuem rezando pelas vocações sacerdotais, por nossos jovens vocacionados, seminaristas, diáconos, padres e nosso bispo para que possamos continuar testemunhando o amor de Cristo na humanidade. Peçamos a intercessão da padroeira do nosso seminário, Nossa Senhora do Rosário, para respondermos verdadeiramente o chamado de Deus em nossa vida e a seu exemplo, tenhamos a coragem de dizer: “Fiat” ( cf. Lc 1, 38).
Se você deseja acompanhar nosso trabalho vocacional, acesse nosso site www.seminariocaratinga.com.br ou nos acompanhe em nossas redes sociais, https://www.facebook.com/savcaratinga e https://www.instagram.com/savcaratinga.
Texto: Coordenador do SAV Evandro