Encerramento da Semana Temática 2019 (Teológica).

Na manhã do dia 04 de outubro aconteceu o encerramento da XVII Semana Temática – Teológica do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga.

Ás 08 horas aconteceu uma belíssima homenagem realizada pelas leigas Ana Maria Pereira Scarabelli e Luma Moraes da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Caratinga. Juntamente com um pequeno de seminaristas retrataram os 7 dons do Espírito Santo e um poema de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) sobre o mesmo Espírito.

Em seguida foi refletido sobre a proposta: “O Espírito Santo no diálogo ecumênico e inter-religioso” com o Professor Dr. Fabrício Veliq Barbosa (Mestre e Doutor em Teologia pela FAJE-BH, e graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na FAJE com o tema “Teologia do dialogo inter-religioso enquanto Teologia Política”, e membro do grupo de pesquisa Fundamental and Political Theology em KU Leuven e dos grupos de pesquisas: “Estudo de Cristologia” e “Diversidade afetivo-sexual e teologia” da FAJE-BH. Suas pesquisas atuais se concentram na área de Teologia Fundamental e Sistemática, abordando a relação entre Pneumatologia e Diálogo inter-religioso, bem como na área de Filosofia Política, no estudo da relação entre Religião e Política).

Dentro da conferencia, o professor trabalhou a questão do diálogo que deve existir entre as religiões, frisando em temas importantes como intolerância religiosa, empatia, respeito, tolerância, ecumenismo, entre outros. Após a palestra foi servido um coquetel a todos os participantes.

Ás 11 horas foi celebrado solenemente a Missa de encerramento da Semana Temática. Presidiu a Eucaristia o bispo diocesano: Dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebraram: Pe. Adair Freitas (Pároco de Vilanova e Diretor Espiritual da Filosofia do Seminário Diocesano), Pe. Joaquim Calais (Pároco de Ubaporanga e Reitor do Propedêutico), Pe. Marcondes Santos (Pároco de Durandé), Pe. Ademilson Quirino (Clero de Caratinga – Cursando Doutorado), Pe. José do Carmo (Reitor do Seminário Diocesano), Pe. Ronaldo Patrício (Pároco de São Sebastião do Anta), Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário), Pe. David Gonçalves (Ecônomo do Seminário Diocesano), Pe. Raimundo Rafael (Pároco de Entre Folhas) e o Diácono Leonardo Augusto (Cúria Diocesana e Sta. Cruz – Caratinga).

Ao fim da Missa (Memória de São Francisco de Assis), o reitor fez o pronunciamento final da Semana Temática, destacando o sentimento de gratidão ao 4º ano pela organização do evento, e a toda a comunidade pelo envolvimento. Na ocasião relembrou que a tradicional semana é intercalada em ano filosofia e o outro teologia, sendo assim em 2020 acontecerá, se Deus permitir, a XVIII Semana Temática – Filosófica.

Ao fim foi servido o almoço a todos os presentes.

Deixamos registrada a gratidão a todos que, de uma maneira ou outra, contribui na realização dessa semana. Que a Virgem do Rosário interceda a seu filho por todos.

TEXTO: Victor Machado.

IMAGENS: Willian Motoso e Lucas Venâncio.