Dom Esmeraldo Barreto de Farias toma posse como Bispo de Araçuaí

No último sábado, dia 06 de fevereiro, às 10h, uma Celebração Eucarística marcou a posse e início do ministério Episcopal de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, como o novo Bispo da Diocese de Araçuaí (MG).

A Celebração solene obedeceu a todas as restrições e orientações da saúde pública, contando com a presença de bispos do Leste 2 e Nordeste 5, padres, religiosas(os), diáconos, seminaristas, representantes de lideranças das comunidades, Pastorais e Movimentos da Diocese e do Regional, além de familiares, que vieram para acompanhar de perto esse momento importante.

O rito de posse foi presidido por Dom Darci José Nicioli, Arcebispo de Diamantina (MG), província a qual pertence a Diocese de Araçuaí.

Com a presença de poucas pessoas na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Araçuaí, mas com centenas de fiéis acompanhando a celebração pelos meios de comunicação da Diocese, como Rádio e pelas plataformas digitais (Facebook), Dom Esmeraldo, tomou posse como o décimo bispo diocesano. A Diocese estava vacante desde a renúncia de Dom Marcello Romano, em março de 2020. Durante o tempo de vacância, Dom José Carlos Brandão Cabral, bispo diocesano de Almenara (MG), atou como Administrador Apostólico em Araçuaí.

Saudação a Dom Esmeraldo

Querido irmão, Dom Esmeraldo, em nome da presidência do nosso Regional Leste 2 e dos quase cinquenta irmãos bispos diocesanos, auxiliares e eméritos que vivemos e servimos nestas terras mineiras e capixabas, queremos abrir os braços e os corações para acolhe-lo com amor e hospitalidade evangélicos.

Lemos com clareza na sua história de fé e de missão as palavras de Paulo na liturgia deste final de semana: “Pregar o Evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o Evangelho!” Estas palavras traduzem com transparência o que vemos no seu coração missionário de Pastor.

Suas idas e vindas nunca tiraram seus olhos, seus pés, seu coração dos mais simples, frágeis e pequenos do caminho. Sua sensibilidade, sua compaixão pastoral, seu zelo pelos preferidos de Jesus são traços luminosos de seu compromisso pessoal com o Evangelho e com o Reino. Sabemos quem você é, conhecemos sua trajetória, louvamos a Deus porque seus olhos estão sobre o presépio e a cruz. Sua vida revela sua imersão neste mistério de amor, de encarnação, de fidelidade a toda expressão de vida.

Como Servidor e Pastor da Igreja que está em Araçuaí, que tem sua beleza e vitalidade próprias, sua história de lutas e de fadigas pelo Reino, em meio a muitas riquezas e pobrezas no Vale do Jequitinhonha, sua presença de pai, pastor e guia haverá de ser sinal e sacramento do amor e do cuidado de Deus para com esta boa gente destas terras norte-mineiras.

Com você queremos ser solícitos, todos nós seus irmãos bispos, por esta Igreja Particular, que hoje o recebe e à qual você se dá neste “ofício de amor”. Queremos contar também com sua ajuda para cuidar daquelas que nos foram confiadas neste Regional e desta bela casa que são as terras mineiras e capixabas, com seus desafios e problemas, com sua fé e seu caminho missionário.
Sinta-se em casa, querido irmão! Nós o recebemos com a alegria de quem recebe um precioso dom, um presente desejado, um irmão que chega para ficar! Precisamos da sua fé serviçal, da sua coragem evangélica, da sua sensibilidade pastoral, do seu coração missionário, do seu compromisso ecológico, do seu testemunho profético.

Obrigado, queridos irmãos e irmãs da Diocese de Araçuaí, amado Povo de Deus, pela acolhida calorosa e familiar a este irmão que chega. “Graças à hospitalidade alguns, sem o saberem, acolheram anjos”, ensina a Carta aos Hebreus. Que a história de vocês com Deus e como família d’Ele, que agora prossegue com mais um irmão que chega, continue como uma grande experiência de cuidado mútuo e com a Casa Comum, neste Vale onde os irmãos buscam viver em paz, partilhando os sofrimentos e as alegrias de cada dia!
Terno abraço a você, Dom Esmeraldo, e ao Povo de Deus desta Diocese de Araçuaí.

Dom José Carlos Campos
Bispo de Divinópolis e presidente do Regional Leste 2, em comunhão com os demais irmãos bispos

DIOCESE DE CARATINGA EMITE NOTA DE SAUDAÇÃO.

A Diocese de Caratinga saúda, com verdadeira alegria e cordialidade, o 10° Bispo Diocesano de Araçuaí (MG),  Sua Excelência Reverendíssima, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, no dia de sua Posse Canônica nesta nova sede pastoral, juntamente com toda a porção do Povo de Deus que lhe será confiada, com a qual, há mais de uma década, mantemos laços estreitos de comunhão e familiaridade, e deseja-lhes um tempo de muitas graças para todos, sob as bênçãos de Nossa Senhora da Lapa, Padroeira dessa dileta Igreja Particular.

Caratinga, 06 de fevereiro de 2021.

Pe. Leonardo Augusto Lucas Pinto
Assessor Diocesano de Comunicação

Receba nossa NewsLetter

Deixe uma dúvida ou sugestão