DNJ 2020 – “Ouviu e junto com eles caminhou.” (Lc 24,15-17)

Nos alegramos com todos os jovens pela celebração do #DiaNacionalDaJuventude. Queremos comunicar a alegria e a força da vida, e junto com o Papa Francisco, proclamar:
“Não deixes que te roubem a esperança e a alegria, que te narcotizem para te usar como escravo dos seus interesses. Ousa ser mais, porque o teu ser é mais importante do que qualquer outra coisa; não precisas de ter nem de parecer. Podes chegar a ser aquilo que Deus, teu Criador, sabe que tu és, se reconheceres o muito a que estás chamado. Invoca o Espírito Santo e caminha, confiante, para a grande meta: a santidade. Assim, não serás uma fotocópia; serás plenamente tu mesmo.” (Christus Vivit, 107)
Aos nossos queridos Jovens Conectados, nos unimos em prece e festa!
O assessor do Setor Juventude da diocese de Caratinga , enviou uma carta aos jovens de nossa diocese.
Segue a carta na íntegra :

DIOCESE DE CARATINGA-MG

SETOR JUVENTUDE

Anualmente somos chamados a celebrar o Dia Nacional da juventude, o DNJ. Neste ano, mesmo que de forma diferente, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) exorta os jovens de todo o Brasil a testemunharem sua fé em Cristo com este evento.

Na Diocese de Caratinga será realizado de forma bem diferente. Em comunhão com as principais pastorais e movimentos Juvenis de nossa Diocese, achamos por bem não realizar um evento tão numeroso como nos moldes anteriores. No atual contexto da pandemia do novo Coronavírus, fica impossibilitado a presença de centenas de jovens que se reúnem nesta data, assim, este dia será celebrado de acordo com a realidade de cada paróquia, que com criatividade exortará toda a sua juventude para o anúncio constante do Evangelho.

Para celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas, a cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre algo relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB. O tema deste ano é: fraternidade e vida: dom e compromisso; lema: “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24, 15.17). Com total apoio dos bispos de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

Queridos Jovens, vocês são chamados a serem profetas da esperança, a força da sociedade e de nossa amada Igreja; em vossas mãos está a possibilidade de construir uma nova civilização do amor. Coragem! Sempre vale a pena correr atrás dos sonhos! “A Igreja precisa e conta com você, com o seu esforço e tempo, dedicação e intercessão. Deixe o Espírito Santo, dono da nossa alma, encorajar o seu coração, para que Ele possa reavivar os sonhos mortos. Vale a pena se lançar em ideais que são ‘para sempre’. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Vamos andar por esse caminho, viver e respirar a vida de Jesus”.

Fraternalmente,

Pe. Josimar Franco Floreado, assessor do Setor Juventude.

Receba nossa NewsLetter

Deixe uma dúvida ou sugestão