Cúria Diocesana

Sobre a Cúria Diocesana de Caratinga

A Cúria Diocesana “consta dos organismos e pessoas que ajudam o bispo no governo de toda a diocese, principalmente na ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário” (Código de Direito Canônico, cân. 469). É assistida pelo Bispo Diocesano, pelo Vigário Geral, pelo Chanceler e por três religiosas ― duas das quais auxiliam na parte administrativa e outra na recepção. Está localizada em um prédio anexo à Residência Episcopal e fica aberta a todos, de manhã e à tarde. Contém, devidamente catalogados, todos os documentos e arquivos da Diocese, das Paróquias, de cada clérigo Diocesano e das Ordens e Congregações Religiosas masculinas e femininas presentes na Diocese.