CONSTITUIÇÃO DOS PRIMEIROS MINISTROS DA PALAVRA NA DIOCESE DE CARATINGA

Aconteceu, no dia 18 de agosto de 2019, na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Caratinga, a constituição de dez Ministros da Palavra, com a provisão e presença do Bispo Diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, em conformidade com as orientações do documento 108 da CNBB.

Padre Matias José Pereira, ao chegar à Paróquia do Senhor Bom Jesus, trouxe em seu coração o sonho de ter leigos formados para o trabalho missionário, levando o anúncio do Evangelho às comunidades. Possibilitaria, assim, ampliar a assistência às comunidades mais distantes e também proporcionar a reflexão da Boa Nova da Palavra.

No primeiro ano da chegada do padre Matias, em 2018, foram enviados cinco homens às comunidades, para nelas celebrarem a Palavra e a comunhão eucarística, obtendo boa aceitação por todas. Com os resultados alcançados, padre Matias foi gestando em seu coração o propósito de fortalecer as atividades, empenhando-se na formação de um Ministério constituído, cujos escolhidos fossem devidamente provisionados pela autoridade diocesana.

O tempo foi se passando e com a chegada do Diácono Leonardo Augusto Lucas Pinto, padre Matias conferiu-lhe a tarefa de preparar esses cinco homens já designados, além de incluírem outros cinco, grupo ao qual Dom Emanuel constituiu nesse ministério. São eles: Antônio César Soares, Antônio Inácio de Oliveira, Antônio Nunes Ferreira dos Santos, Edirlei Rosa Fernandes, Gilmar Gonçalves de Oliveira, José Antônio Vieira, José do Carmo de Jesus Silva, Josué David Lopes de Souza, Manoel Eduardo Filho e Stefferson de Souza Magno.

Diácono Leonardo, muito solícito e zeloso pelo estudo da Bíblia, não mediu tempo e empenho para que todos fossem instruídos. Em paralelo, também começou, na Paróquia Senhor Bom Jesus, um estudo sistemático da Bíblia, com abertura para todos os paroquianos que quisessem aprender mais sobre a Sagrada Escritura e a Tradição da Igreja Católica.

Agora, com os paroquianos escolhidos e bem preparados, Padre Matias fez o pedido da Provisão dos Ministros da Palavra a Dom Emanuel, que, de prontidão, aceitou conferir-lhes o ministério, vindo pessoalmente realizar a constituição ministerial. A aceitação do bispo muito alegrou a toda a Paróquia. Uma importante etapa concluída.

Quanto ao rito de constituição, seguiu-se, em grande medida, o ordinário oferecido pelo documento 108 da CNBB, publicado neste ano de 2019, no qual se formaliza o ministério da Palavra. Foi um momento especial e único na vida dos ministros, da comunidade e dos familiares ali presentes.

Dom Emanuel presidiu a Santa Missa, com a presença do Padre Matias e do Diácono Leonardo. Não poderia ser mais especial, pois justamente nesse dia, 18 de agosto de 2019, a Igreja no Brasil celebra a Assunção de Nossa Senhora, mulher de grande exemplo de vida e doação ao projeto de Deus.

Durante a Santa Missa, houve, pois, o rito próprio da constituição dos Ministros da Palavra, momento no qual os candidatos puderam, diante da assembleia, renovar sua Profissão de Fé, comprometendo-se a ensinar a todos . Após a oração de constituição no ministério, Dom Emanuel entregou-lhes o Lecionário, enviando-lhes, assim, ao exercício zeloso desse serviço eclesial.

Após a celebração eucarística, como forma de confraternização, a Paróquia ofereceu um saboroso jantar aos novos ministros e a seus familiares, concluindo com júbilo a solenidade paroquial.

Que Deus os abençoe e os conduza em sua missão.

Stefferson de Souza Magno