Congregação das Servas de Maria do Brasil

Carisma Congregacional

A Congregação das Servas de Maria do Brasil tem como Carisma próprio o de: ver e anunciar a compaixão misericordiosa de Deus às suas criaturas. Unidas à Paixão de Cristo, O Ressuscitado, inspiradas nas dores de Nossa Senhora e Abertas aos sinais dos tempos, vivem em irmandade, simplicidade, penitência, humildade e alegria, tendo a compaixão e a misericórdia divinas, como marcas e virtudes essenciais, no serviço aos mais necessitados.

Dedicam atenção especial:

– às crianças carentes e/ou em riscos de vulnerabilidade social;

– à educação da infância e da juventude em busca de sentido a vida;

– aos idosos e doentes desamparados e/ou em abandono e solidão.

Espiritualidade

Em João 19,25 e em Mateus 25,31 – 46, nós, as Servas de Maria do Brasil encontramos o fundamento de nossa espiritualidade cristológico/marial. Contemplamos Maria junto à cruz de Jesus e aprendemos com as obras de misericórdia, proclamadas por Jesus em nosso modo de vida e ação: compaixão misericordiosa, profunda vivência eucarística, convivência fraterna, oração assídua, perdão incondicional.

Missão

Na missão específica da Congregação, as Servas de Maria do Brasil, reconhecem no rosto dos sofredores o Cristo que anunciam: casto, pobre, obediente e itinerante, sendo presença profética onde se fizer necessário. Atuam como presença profética e mística nos diferentes engajamentos apostólicos tanto nas obras da congregação como nas diferentes pastorais eclesiais e missão “ad gentes e ad hoc”. Com os valores do evangelho, as inspirações de Madre Maria Cecília e os apelos situacionais as Servas de Maria são enviadas na compaixão, na misericórdia, no perdão, na alegria do serviço apostólico eclesial, assumindo os desafios e compartilhando a vida junto às infinitas cruzes, em que vive a humanidade.