A Congregação das Irmãs Missionárias de Cristo celebrou os seus 80 anos de fundação, no dia 3 de fevereiro, mesma data em que, no ano de 1940, o decreto da criação do noviciado foi assinado pelo então Arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, na casa paroquial da Catedral Nossa Senhora do Desterro. Monsenhor Arthur Ricci, à época, o Cura da Catedral, testemunhou esse ato.
Trata-se da única Congregação nascida no território da Diocese de Jundiaí.
Para a Superiora geral, Madre Maria de Lourdes Moraes, CMC , é momento de render graças a Deus. Sobre os próximos desafios para a próxima década, a religiosa pondera que “Vivemos em uma sociedade na qual predomina a cultura de morte, marcada pelo egoísmo, o materialismo, o imediatismo e a cultura do descartável, na qual a pessoa vale mais pelo que tem e pelo que produz. Desta realidade resulta o enfraquecimento da prática religiosa e o indiferentismo” Assim, “todo futuro, sabemos que está nas mãos de Deus. E conclui “O que nos motiva é saber que os mesmos valores que nos animaram desde a nossa Fundação, nos sustentam no presente e nos garantem a eficácia da missão da Congregação no futuro. Nossas Irmãs optam pelo segmento radical de Cristo sendo contemplativas em ação, e vivam a perenidade do Carisma: Evangelizando os mais necessitados, pelo testemunho de vida na simplicidade e na alegria a serviço de Deus e aos irmãos”.
A Congregação hoje
Atualmente a Congregação está presente:
* Na Diocese de Jundiaí: em Louveira (residência das Irmãs); em Jundiaí, na Casa Geral; Casa de Formação; e em entidades filantrópicas como: Aprendizado Dom José Gaspar e Casa da Criança Nossa Senhora do Desterro; e na direção da Escola Diocesana de Formação do Laicato e assessoria da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI).
* Em três paróquias na Diocese de Marabá (PA).
* Em duas paróquias na Diocese de Ipameri (GO).
* Na Paróquia de Pirapozinho, em Presidente Prudente (SP) e no Centro de recuperação de usuários adolescentes.
* Na Arquidiocese de Lanciano (Itália).
* Na Paróquia de Simonésia na Diocese de Caratinga (MG), a partir do dia 17 de fevereiro de 2020.
* Mantém duas equipes itinerantes de irmãs que atuam nas Missões Populares. A primeira opera em parceria com os Missionários Redentoristas e a segunda equipe atua nas Missões Volantes em diversas paróquias das dioceses.