CONGREGAÇÃO DAS MISSIONÁRIAS DE CRISTO PRESENTES NA DIOCESE DE CARATINGA

CONGREGAÇÃO DAS MISSIONÁRIAS DE CRISTO

Com muita gratidão à Deus, a nossa amada Paróquia de São Simão, recebe mais uma ajuda para a evangelização. Acolhemos com alegria, Três irmãs da Congregação das Missionárias de Cristo; Irmã Marta, Irmã Luciana e Irmã Milena.

A Missão da Igreja é evangelizar. A Igreja peregrina é missionária por natureza, porque tem sua origem na missão do Filho e do Espírito Santo, segundo o desígnio do Pai. Por isso, o impulso missionário é fruto necessário à vida que a Trindade comunica aos discípulos. Sabemos que: a primeira novidade conciliar está na palavra “natureza” que quer dizer “essência”: a Igreja é missionária por sua “essência”. Essa essência é a própria essência de Deus, porque “este desígnio brota do amor fontal, isto é, da caridade de Deus Pai” (AG 2).

Tendo consciência da urgência da missão e a extensão territorial que abrange a nossa Paróquia. Tendo consultado alguns leigos, achamos por bem abrir, aqui em Simonésia uma casa Religiosa (Convento). As Irmãs será uma presença materna na nossa Paróquia, contribuirá na Dimensão missionária.

Tive o cuidado de levar a proposta ao nosso Bispo Diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira, que também com o seu coração de Pastor Missionário deu a sua aprovação. Da residência episcopal ligamos para a Irmã Penha da Congregação das Missionárias de Cristo. Que imediatamente entrou em contato com a Madre Maria de Lourdes Morais. E veio uma resposta positiva.

HISTÓRIA…

A Congregação das Missionárias de Cristo foi fundada no Brasil em 1940, quando ainda a realidade do Brasil era em sua totalidade rural. O 2º arcebispo de São Paulo Dom José Gaspar (1939-1943), vendo esta realidade na sua arquidiocese, de grande extensão geográfica e com poucos padres, preocupava-se com a situação da população interiorana e rural tão carentes, abandonadas, e dizia: “nunca teremos padres suficientes para o campo, e estas populações vivem na ignorância das verdades da fé, afastadas da prática da religião”. Manifestava o desejo de fundar uma Congregação feminina missionária que facilitasse a assistência espiritual e promoção humana dos operários da cidade e da população rural da Arquidiocese de São Paulo, cuja atividade específica seria a Evangelização, catequese e toda espécie de assistência a estas populações. Para tanto contou com a ajuda de Dom Abade Pedro Roeser e das Madres Ursulinas, (Me. Lioba, Me. Pedra, Me. Tadea e Me. Rosa) que aqui, no Brasil, chegaram refugiadas da Guerra que assolava a Austria.

Foi no dia 03/02/40, que o arcebispo Dom José Gaspar erigiu canonicamente o noviciado das Oblatas Regulares de Santa Ursula.

Infelizmente Dom Gaspar, morre tragicamente (+27/08/43), vítima de um incidente aéreo. Em maio de 1960, sob orientações do primeiro bispo de Jundiaí, Exmo. Dom Gabriel por votação secreta, mudar o seu título para CONGREGAÇÃO DAS MISSIONÁRIAS DE CRISTO.

ESPIRITUALIDADE…

A Espiritualidade das Missionárias de Cristo nasceu no coração de Jesus Missionário do Pai, que submeteu a sua vontade para realizar o plano da Salvação por meio do Mistério da Encarnação. Maria Santíssima no Mistério da Anunciação é o modelo dessa Espiritualidade. Santa Angela Merici (Fundadora das Ursulinas), é patrona da congregação. Ela viveu essa espiritualidade na total obediência a Deus. O seu amor e seu zelo pela salvação das almas, foram a sua regra suprema.

Hoje cada irmã, torna essas realidades concretas por meio da comunhão com Deus e do serviço aos irmãos, sobretudo aos necessitados.

A missão das Irmãs Missionárias de Cristo: Por meio do ministério da Palavra de Deus; formação dos leigos a um compromisso missionário na Igreja; visita e orientação familiar; formação dos catequistas; organização das Comunidades Eclesiais de Base, por meio de setorização e formação de líderes; nas missões populares e na promoção humana e assistencial as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Com a Graça de Deus e proteção da Mãe amada, Maria Santíssima. No dia 15 de fevereiro de 2020, às 19h, celebraremos a Santa Missa, na Igreja Matriz de São Simão, em Simonésia. A missa será Presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Emanuel. Acolhendo a Madre Maria de Lourdes Morais, que virá inaugurar a casa das Irmãs.                                                                                                                                                                                                       Colaboração= Pe. Júlio César   – Pároco da Paróquia de São Simão – Simonésia