CONCLUÍDA A EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA E VOCACIONAL DOS SEMINARISTAS EM ALMENARA.

Conforme relatado na matéria anterior, entre os dias 13 e 21 de dezembro de 2019, alguns seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga realizaram um trabalho missionário de promoção vocacional na Diocese de Almenara, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

Participaram os seminaristas Jarbas, Marcos Antônio, Victor, Lucas (Filosofia), Reginaldo, Márcio, Fernando e Rodolfo (Teologia). Também ajudaram nas atividades os seminaristas locais, as Irmãs da Companhia de Maria, as Batistinas e alguns leigos missionários de Almenara e da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Reiteramos que “a promoção vocacional em sua comunidade é um meio de confirmar a resposta do povo ao chamado do Pai e que a Pastoral Vocacional, como parte integrante da vida da Igreja, é uma das suas preocupações fundamentais. Desse modo, constitui uma prioridade pastoral. “Pedi, pois, ao Senhor da plantação que mande trabalhadores para a colheita” (Mt 9, 38) – na promoção das vocações ao sacerdócio e de especial consagração”.

A missa de envio aconteceu no dia 13 na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Almenara, sendo presidida por Dom José Carlos Brandão Cabral e concelebrada pelos padres: Rafael (pároco local) e Aleandro (reitor do seminário maior).

A partir do sábado (14) os seminaristas ficaram divididos da seguinte forma: Paróquia São Pedro Apóstolo de Almenara-MG, junto ao Pe. Rafael de Oliveira (Marcos Antônio, Victor, Rodolfo e Jarbas); Paróquia Santo Antônio de Pádua de Santo Antônio do Jacinto-MG, junto ao Pe. Cláudio Eduardo (Fernando, Márcio e Lucas) e Imaculada Conceição e Santo Antônio de Palmópolis-MG, junto ao Pe. David Moreira (Reginaldo).

Dentro da semana, além das visitas de casa em casa, aconteceu diversas atividades envolvendo as comunidades paroquiais, tais como: Tríduo Vocacional (que antecedeu a ordenação), Encontro com os Jovens, celebrações nas comunidades rurais, novena de natal, oração do ofício das comunidades e do terço missionário, entre outras.

Para Pedro Henrique Fernandes Pessoa (coroinha da Paróquia São Pedro e vocacionado ao seminário da Diocese de Almenara), “a participação dos seminaristas da Diocese de Caratinga foi muito enriquecedora para a Diocese de Almenara, visitando as casas sempre e levando o amor de Deus,  a paz e harmonia para o povo sofredor do Vale do Jequitinhonha”, Pedro que acompanhou os seminaristas nas visitas.

Já o Seminarista Márcio Antônio da Silva, aluno da Teologia de nossa diocese avaliou que “foi uma experiência edificante e de engrandecimento pessoal e vocacional. Estar com as pessoas e com elas partilhar a vida faz com que nos alegremos ainda mais na missão”.

A semana de trabalho terminou no sábado 21, às 18:00, com a Ordenação Diaconal de três seminaristas: Régis Dagoberto Fernandes, Alexandre Pereira Gomes e Sebastião dos Santos Neto. A cerimônia aconteceu às 18:00 no Ginásio Poliesportivo Dr. Cândido Mares em Almenara e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Cabral, e concelebrada por diversos padres do clero local e de outras regiões por onde os ordenados realizaram estágios pastorais.

A ordenação foi transmitida ao vivo pelo facebook da diocese, no link a seguir: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=741865476305899&id=189288478101410

TEXTO: Victor Machado.