COMIDI – Conselho Missionário Diocesano da Diocese de Caratinga/MG.

Nesta sexta-feira, dia 18 de setembro de 2020, estiveram reunidos na Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, Santuário de Adoração Perpétua em Caratinga, alguns dos componentes do COMIDI – Conselho Missionário Diocesano da Diocese de Caratinga/MG.
Se fizeram presentes o assessor eclesiástico da dimensão missionária e responsável pelo COMIDI, pe. Adriano Barros, vigário de São Simão de Simonésia, Angela Alves, coordenadora diocesana da IAM – Infância e Adolescência Missionária, Aldair Gustavo, secretário do COMIDI e o diácono José Junior sss, a convite, representando as congregações religiosas da diocese.
A pauta principal da reunião foi a apresentação do novo assessor, bem como por ele foi apresentado um panorama da dimensão missionária da diocese. Foi exposto pelo secretário Aldair Gustavo um pouco sobre os trabalhos que foram realizados nos últimos anos pelas diferentes frentes missionária. Angela apresentou também ao assessor as atividades desempenhadas pela IAM, bem como os desafios que a Obra enfrenta neste contexto de pandemia. Pe. Adriano agradeceu a presença e participação do diácono Júnior, bem como reiterou o convite e o interesse para que as diversas congregações religiosas existentes na diocese passem a caminhar junto com o COMIDI.
Foi lembrado também do trabalho desenvolvido junto a COMISE, Comissão Missionária dos Seminaristas, atualmente sob responsabilidade do seminarista Lucas Venâncio, que não se fez presente por questões de saúde.
Dentre os assuntos abordados, ficou estabelecida uma data para a retomada dos trabalhos, sendo que este primeiro momento, ainda em 2020, consistirá numa atualização de todo o COMIDI a respeito dos Planos Missionários Nacional, Regional e Estadual. Ficou definido também que para esta retomada, outros membros serão convidados.
A equipe também se reunirá para elaboração de um plano de ação para 2021/2022.
Ficou apalavrado também, carecendo maiores decisões, a realização em outubro de 2021 de um Congresso Missionário Diocesano, como forma de alavancar os trabalhos da dimensão missionária.
Por fim, padre Adriano, juntamente com os presentes gravaram um vídeo convidativo sobre a novena missionária que será realizada no mês de outubro.
Que Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros universais da missão possam iluminar a retomada deste trabalho tão importante na vida e caminhada da nossa Igreja.

Texto e Fotos: Aloísio Fialho – PASCOM Santuário