Bem vindo Pe. Michel Gomes Pereira :”Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!” (Sl 39)

“Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!” (Sl 39)

Na tarde deste domingo, 9 de fevereiro, o presbitério da diocese de Caratinga acolheu seu mais novo membro: padre Michel Gomes Pereira. A celebração eucarística, com rito de ordenação, aconteceu às 16 horas, na Quadra Poliesportiva Geraldo Magela Viana, na Paróquia de São Sebastião, em Orizânia.                                                Presidida pelo bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias de Oliveira, a celebração contou com a presença de dezenas de presbíteros dos cleros diocesanos de Caratinga, Itabira e Araçuaí, além de seminaristas e religiosas, que acompanharam o rito juntamente ao grande número de fiéis que compareceram ao local. A celebração contou ainda com a assistência dos diáconos Leonardo e Adriano, companheiros do novo presbítero durante o processo de formação, e do padre Antônio de Souza Alves, o padre Toninho, ordenado no último dia 19 de janeiro, que também é companheiro de formação do novo sacerdote.

O seminarista Roberto da diocese de Araçuaí que esteve presente à ordenação registrou em suas redes sociais:                                                                                                                                                                                                                        “O povo é rico em partilhar e em acreditar sempre. O Espírito Santo fala e fala sempre. Na tarde deste 09 de fevereiro, a pequena cidade de Orizânia – MG, pertencente a Diocese de Caratinga – torna-se testemunha da ordenação presbiteral do padre Michel Gomes Pereira. Tudo muito lindo. Sem sombra de dúvida, a espiritualidade deste momento é entrelaçada à vida do próprio ordenado – homem de testemunho. A pequena reflexão, surge apenas com a missão de levar também ao seu coração, algo que fica muito forte em meu caminhar e que me faz livre a ponto de partilhar contigo. Em sua pequena e profunda reflexão (13 minutos), o bispo Dom Emanuel, salienta que “somos chamados para servir o Reino e servir a Cristo e NÃO para se servir de Cristo “. Ao nosso coração, cabe cotidianamente o questionamento:
Sirvo o Reino ou utilizo o Reino para que eu seja servido?  A pergunta é para todos nós ou simplesmente para o “Eu-Nós”.
Que Deus continue abençoando o padre Michel e a pequena cidade de Orizânia, que aos poucos ressurge em meio ao “barro” deixado pelas fortes chuvas. “Em tudo rendamos graça”.

O diácono iniciou sua caminhada vocacional no ano de 2011, quando a atual paróquia de Orizânia ainda pertencia à Paróquia Divino Espírito Santo, de Divino. Naquele ano, realizou o curso Propedêutico, no Seminário Propedêutico São José, em Ubaporanga. No ano de 2012, foi admitido no Seminário Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, onde cursou filosofia entre 2012 e 2014. Em 2015, no mesmo seminário, iniciou os estudos teológicos e os trabalhos pastorais, tendo exercido suas atividades pastorais nas Paróquias de Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Minas (2015); São Sebastião, em Sacramento – especificamente na comunidade de São Pedro do Avaí (2016); Santa Bárbara, de Santa Bárbara do Leste (2017); e São Luís Gonzaga, de Luisburgo (2018).

Diácono Michel recebeu o ministério de leitor em 16 de novembro de 2016 e de acólito em 28 de novembro de 2017, ambos por dom Emanuel Messias de Oliveira. Ordenado diácono em 28 de abril de 2019, exerceu seu ministério diaconal na Paróquia de São Manuel, de Mutum, onde permanecerá, como vigário paroquial.

Na segunda, 10, o novo presbítero presidiu a eucaristia pela primeira vez na comunidade do Arrozal, onde reside sua família. Já na terça, às 19 horas, a celebração aconteceu na Igreja Matriz de São Sebastião, de Orizânia.