Aparecida acolhe Congresso Internacional de Ética Teológica

Cerca de 120 profissionais de diversas áreas do conhecimento participaram, do primeiro Congresso Internacional de Ética Teológica, que aconteceu na Capital Mariana do Brasil, Aparecida, entre os dias 26 e 28 de agosto.

Com o tema “Ética entre Poder e Autoridade – Cenários, Fundamentos e Perspectivas”, o evento buscou oferecer uma contribuição do pensamento cristão frente aos desafios éticos nas transformações socioculturais de nossos tempos.

A densidade das relações de poder resulta de longo processo de transformação sociocultural, que chega aos nossos tempos com grandes exigências éticas, conforme explica o coordenador geral do congresso, padre Márcio Fabri dos Anjos, C.Ss.R. “Ética entre poder e autoridade é um tema muito atual em nossos dias. O desenvolvimento tecnológico cresceu incrivelmente em nossas mãos e as questões éticas ficaram em segundo plano. Os resultados têm sido desastrosos para a humanidade e para a própria vida no planeta Terra. Nesse congresso, queremos melhorar nossa consciência sobre os desafios desse assunto”.

A iniciativa foi dirigida a teólogos, profissionais de diferentes áreas, ex-estudantes brasileiros da Academia Alfonsiana de Roma e pessoas que se dispunham a refletir sobre o tema de forma acadêmica. A programação contou com conferências plenárias, mesas redondas e espaço para comunicações orais de trabalhos inscritos previamente.

Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha abriu o evento com a conferência de tema: “Poder, autoridade e ética: possibilidades e desafios atuais”. Outros estudiosos de renome no cenário nacional e vindos de Roma e Bogotá estiveram entre os conferencistas do congresso.Outros conferencistas estudiosos de renome no cenário nacional e vindos de Roma e Bogotá participaram do evento. Na quarta-feira (28/08), o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Vicente Ferreira, C.Ss.R., participou das discussões sobre a ética do poder na sociedade secularizada.

Junto ao evento, aconteceu o 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Teologia Moral e o Encontro de Ex-alunos da Academia Alfonsiana de Roma. Da Diocese de Caratinga , participou Pe. Jamir Pedro Sobrinho, pároco de Santa Margarida .