A práxis da fé em tempos de Pandemia

Entre as linhas das diretrizes da CNBB para a ação evangelizadora da Igreja do Brasil 2019-2023 é possível nominar os aportes fundamentais para a práxis de fé neste tempo de Pandemia a saber 1. Casa da Palavra; 2. Casa do Pão e 3. Casa da Caridade.

 

  1. Casa da Palavra: Com a restrição das autoridades civis e sanitárias quase todas as atividades sociais foram interditas e reduzidas; inclusive as celebrações litúrgicas sem a presença do público transmitidas pelos meios de comunicação social. Estas mudanças exigem uma nova experiência na vida de fé dos fiéis que se constata no que podemos chamar “A Igreja Domestica”. Daí a importância dos meios de comunicação virtual, facilitando o acesso para que as pessoas possam se alimentar espiritualmente da “Mesa da Palavra” desde suas casas. É uma adaptação aos “desafios dos tempos”[1]. Fui testemunha de várias pessoas entre elas leigos (as) sacramentinos que expressaram sentir falta da celebração eucarística de maneira presencial, da comunhão, da contemplação da presença eucarística de Jesus (a adoração) e a falta do calor humano que aconteciam nos encontros comunitários presenciais. Tudo isso nos faz perceber as diversas formas de fome e sede que tem o ser humano na busca do sentido da vida. Portanto, percebemos que a dimensão espiritual ocupa um papel fundamental na vida de muitas pessoas ainda hoje.

2- Casa do Pão:

Com a fundação da Congregação do Santíssimo Sacramento em Paris, se constata que o Pe. Eymard teve um papel protagónico na história da Igreja do séc. XIX. O Espirito o conduziu para que sua congregação fora aprovada graças a uma proposta apostólica contemplativa e ativa.

Nessa perspectiva, a obra da Primeira Comunhão dos adultos foi uma criatividade pastoral impulsada por Pe. Eymard, ficando como herança de missão para todas as gerações da Congregação e assim: “Responder aos anseios do ser humano, a partir das riquezas do amor de Deus manifestadas na Eucaristia” (Cfr. Regra de vida no. 3). Convencidos das exigências da “Mesa da Eucaristia” que vai além do âmbito litúrgico; os irmãos da última etapa formativa sacramentina, elaboramos vários projetos, entre eles: “Eucaristia e Ecologia Integral” e “A Eucaristia Comunica” os quais buscam promover a espiritualidade eucarística eymardiana, realçando as diversas dimensões que a Eucaristia comunica para a vida.

Se percebe de fato que o tempo da Pandemia requer novas formas de evangelização através das redes sociais. Nessa lógica, o projeto “A Eucaristia Comunica” consiste em fazer uma publicação de um pensamento eucarístico semanalmente e divulgar via plataformas digitais, com a intenção de ajudar os internautas refletir, meditar e rezar para fortalecer a dimensão espiritual das pessoas neste tempo de crise

3- Casa da Caridade:

 

O Papa Francisco lembra que os pobres estão no coração do Evangelho, exortando a todos os seres humanos para a comunhão e a solidariedade com eles: “convido vocês a escutar aos pobres, aos que sofrem. Voltar os olhos para eles e deixarem-se interrogar por eles em todo momento olhando, para seus rostos surcados de dores e de suas mãos suplicantes”[2]. O sentido profundo da “Mesa da Caridade” expresso no compromisso evangélico com os mais frágeis, levou a Comunidade da Boa Viagem a tomar a iniciativa de abrir uma casa de acolhida à Migrantes Venezuelanos presentes na cidade Belo Horizonte. Além de diversas outras formas de acolhimento, eles recebem apoio de alimentos e apoio psicológico.

Tudo foi possível com a colaboração de outras pessoas que buscam praticar as obras de misericórdia proposta pelo Evangelho (Mt 25, 35-40). Corrobora a esta reflexão a afirmação do autor Leandro Karnal: “a ética se verifica sempre em tempos de crise”[3] declaração válida para a práxis de fé neste tempo pandêmico. Como sugestão, vale a pena o questionamento:

  1. Qual das três (3) casas me desafia mais com relação a minha práxis de fé cristã, religiosa e ministerial?
  2. Quais ações revelam minhas práxis de fé além dos espaços litúrgico-celebrativos?

 

Ir. Elibien Joseph, sss

 

 

—————————————————————————————————————————

[1] Concilio Vaticano II. Gaudium et Spes Nos. 1, 2, 4.

[2] Francisco, Papa. “Discurso en la Plaza de Armas, Casa de Nariño”. O7 de Set de 2017: Conferência disponível em youtobe.

[3] Karnal, Leandro.  O mundo Pós-Pandemia: Relações Pessoais e sociais: Conferência disponível em Youtube.