4ª Romaria das águas e da terra da bacia do Rio Doce

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Aconteceu em Itabira, no domingo 02/06, a 4ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Organizada pela Província Eclesiástica de Mariana a romaria compreende as dioceses de Caratinga, Governador Valadares, Ipatinga/Coronel Fabriciano e Arquidiocese de Mariana. Inúmeros padres, religiosos(as), diáconos, seminaristas, cristãos leigos e leigas da nossa paróquia e das demais paróquias da Arquidiocese de Mariana se uniram aos mais de cinco mil romeiros presentes, vindos de diversos lugares de Minas Gerais, para refletir e denunciar os graves danos causados ao meio ambiente e à vida do ser humano.

Na chegada, os romeiros tiveram uma acolhida fraterna, com café e um lanche reforçado, oração e diversas falas: palavras de ordem e testemunhos de lideranças eclesiais, pastorais, movimentos populares, indígenas e quilombolas, incluindo a fala do padre João Carlos Siqueira, deputado federal.

O cantor popular Zé Vicente foi um dos animadores do movimento na concentração, caminhada e celebração. Na simbologia da 4ª Romaria foram apresentados cartazes, faixas, cruzeiro e cruzes, que foram fincadas na portaria da vale.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Marco Aurélio e concelebrada por Dom Vicente, bispo auxiliar de Belo Horizonte, que vem acompanhando mais de perto os atingidos de Brumadinho, além de vários ministros ordenados.

Ao final da celebração, foram distribuídas mudas de árvores, com nomes das vítimas de Brumadinho e Mariana, e foi lida a Carta Compromisso da 4ª Romaria das Águas e da Terra, cujo tema deste ano de 2019 é ‘ Bacia do Rio Doce nossa “casa comum” e o lema ‘ Vão-se os bens da criação, ficam miséria e destruição! E agora José?’.

Logo após, foi servido um delicioso almoço para todos os presentes

Receba nossa NewsLetter

Entre em contato

Deixe uma dúvida ou sugestão