4ª Noite da Semana Temática 2019 (Teológica).

Aconteceu na quinta-feira, 03 de outubro, o quarto e penúltimo dia da XVII Semana Temática – Teológica do Seminário Diocesano de Caratinga, relembramos que a temática proposta para esse ano é: “Espírito Santo, vida e alma da Igreja” e o momento é organizado pela turma do 4º ano de teologia.

Ás 17 horas foi celebrado a Santa Missa, com presidência do bispo diocesano, Dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebração dos padres: José do Carmo (Reitor do Seminário Diocesano), David Gonçalves (Ecônomo do Seminário Diocesano) e Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário).

Dentro da celebração o nosso pastor diocesano destacou a vida dos mártires André, Ambrósio e seus companheiros, bem como a missão desempenhada por eles no Nordeste, onde derramaram o sangue por Cristo. Dom Emanuel também frisou a simplicidade do missionário que não deve levar muitas coisas, mas confiar na providência divina.

Ás 19 horas foi feito a oração do Terço Mariano e em seguida uma belíssima apresentação homenageando o Espírito Santo com os catequistas e catequizandos da comunidade matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Caratinga.

Após esses momentos iniciais foi realizada a quarta conferência da semana, abordando o tema: Os movimentos e a espiritualidade pentecostal, sendo assessorada pelo Pe. Me. Douglas Pinheiro Lima (Pós-graduado em Doutrina Social da Igreja pela Faculdade Dehoniana de Taubaté e mestrando em Teologia, com ênfase em pneumatologia. É pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção na Diocese de Osasco e assessor diocesano da Pastoral dos Surdos e intérprete de LIBRAS, conselheiro do Conselho municipal anti-drogas de Vargem Grande Paulista e representante diocesano junto aos movimentos ecumênicos ENCRITUS – Encontro de Cristão em busca de unidade e santidade – e do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. É professor na cadeira de ecumenismo da Universidade Salesiana de São Paulo, pesquisador na área de Teologia do Espírito e auxilia na formação dos futuros presbíteros no Seminário Diocesano ensinando LIBRAS e Teologia Dogmática).

Dentro de sua palestra o padre fez uma linha do tempo traçando os movimentos pentecostais e situando a maneira de serem vistos em seus respectivos séculos. O professor fez ainda referencia a história da Renovação Carismática de maneira global e da Renovação Carismática enquanto movimento católico (RCC).

Ao fim foram servidos alguns aperitivos a todos os presentes.

TEXTO: Victor Machado.

FOTOS: Willian Motoso e Lucas Venâncio.