3° Noite da Semana Temática 2019 (Teológica)

Na quarta-feira, 02 de outubro, aconteceu o terceiro dia da XVII Semana Temática – Teológica do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário de Caratinga. A semana que esse ano aborda a proposta: “Espírito Santo, vida e alma da Igreja”.

Às 17:00 foi celebrado a Eucarístia em ação de graças, sendo presidida pelo Pe. José Geraldo de Gouveia (Pároco de Santa Rita de Minas); concelebraram: Pe. José do Carmo (Reitor do Seminário Diocesano), Pe. David Gonçalves (Ecônomo do Seminário) e Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário).
Dentro da homilia o presidente da celebração destacou a função de mensageiros dos anjos e relembrou que nós, enquanto cristãos, também devemos transmitir boa nova aos irmãos e irmãs.
Às 19:00 aconteceu uma homenagem ao Espírito Santo com um grupo de leigos da Paróquia Santo Estêvão de Iapu.
Em seguida foi realizada a conferência da 3° noite com o tema “Pneumatologia Latino-Americana” com o Frei Dr. Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM (Frade franciscano da Ordem dos frades Menores conventuais e Ministro ordenado. É mestre e doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-RJ, com aprofundamento na pneumatologia latino-americana, e membro do MIREFALC – Ministério de Reflexão dos Conventuais da América Latina. Leciona teologia sistemática no Instituto Teológico Santo Antônio, vinculado ao Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES-JF e na PUC-MG).

Dentro da elucidação o autor citou diversas obras e autores que trabalham a questão da pneumatologia latino-americana no contexto histórico: “Não extingais o Espírito” de Victor Codina, bem como alguns textos de Karl Rahner (Mestre Rahner).

Após a palestra e a abordagem, bem como o momento de perguntas foi servido um coquetel a todos os presentes e reforçado o convite para os demais dias.

FOTOS: Lucas Venâncio.
TEXTO: Victor Machado.