2ª Noite da Semana Temática 2019 (Teológica).

Dando sequência a programação da XVII Semana Temática – Teológica do Seminário Diocesano de Caratinga, aconteceu na terça-feira 01 de outubro o segundo dia de atividades nessa semana também dedicada a padroeira da respectiva casa formativa: Nossa Senhora do Rosário.

À s 17h foi celebrado a Santa Missa (Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus), presidida por Frei Manoel Ferreira, OCD (Conventual do Noviciado Carmelita em Piedade de Caratinga-MG), concelebrada por Pe. David Gonçalves (Ecônomo do Seminário Diocesano), Pe. Elias Fernandes Pinto (Clero de Caratinga – Cursando Mestrado em Belo Horizonte), Pe. José do Carmo (Reitor do Seminário Diocesano) e Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário).

Durante a homilia, o carmelita destacou a vida e ardor da santa do dia que nos aponta a um caminho de intimidade com Cristo, tendo a consciência de que temos unicamente hoje para o amarmos. Frei Manoel também frisou que o cristão deve ser transmissor de alegria em meio ao cenário de uma sociedade turbulenta. Foi também lembrado que nesse mês de outubro a Igreja celebra o Mês Missionário Extraordinário.

No fim da missa foi dado a bênção das rosas, uma vez que Santa Teresinha prometeu mandar uma chuva de rosas – graças de amor sobre a Terra. No fim ainda se deu a bênção com a relíquia, invocando a sua proteção sobre todos.

Às 19:00 uma belíssima homenagem a Santa Teresinha foi realizada por um grupo de crianças, mergulhando os participantes na mística dessa Doutora da Igreja.

Em seguida aconteceu a segunda conferência da semana, tendo como tema: “Espírito Santo, vida da Igreja” , sendo ministrada pelo Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa. O conferencista da noite é Mestre e Doutor em Filosofia pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, atualmente leciona a disciplina de Teologia Sistemática nos Seminário Diocesano de Caratinga e no Seminário São José de Mariana. É pároco da Paróquia São Gonçalo do Amarante em Catas Altas da Noruega-MG, e Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, por nomeação de Dom Airton José dos Santos.

Dentro da abordagem do tema, Monsenhor Luiz Antônio destacou a relação existente entre Espírito Santo e Igreja, através do Catecismo da Igreja Católica – CIC. Também frisou na proposta do Espírito Santo, alma da Igreja e a nossa função de Instrumentos do mesmo Espírito; e pôr fim a reflexão sobre as nossas atitudes (o que isso nos leva a fazer?), onde o conferencista mostrou importantes fatos sobre o Servo de Deus, Pe. Júlio Maria Lombaerde, importante nome da Diocese de Caratinga e destacou equilíbrio que deve existir na Igreja.

Após esse enriquecedor momento de formação foi servido alguns aperitivos aos presentes e renovado o convite para os dias seguintes.

TEXTO- Victor Machado

FOTOS : Lucas Venâncio.