1ª Noite da Semana Temática 2019 (Teológica).

Na segunda-feira (30), iniciou-se no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário em Caratinga a XVII Semana Temática – Teológica, organizada pelos seminaristas do 4° ano de teologia, e tendo como tema central: “Espirito Santo, vida e alma da Igreja”.

A primeira atividade do dia foi a santa missa às 17:00, presidida pelo Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira e concelebrada por Pe. José do Carmo Vieira (Reitor do Seminário Diocesano), Pe. David Gonçalves (Ecônomo do Seminário Diocesano), Monsenhor Raul Motta (Pároco Emérito da Catedral – Residente no Seminário), Pe. Paulo Roberto (Conferencista da noite) e Pe. Joaquim Calais (Reitor do Propedêutico de Ubaporanga).

Durante esse momento de ação de graças foi celebrado a memória de São Jerônimo, bem como o último dia do mês da bíblia.

Às 19:00 aconteceu o momento de palestra e reflexão, antes, porém, fez-se a abertura da Semana Temática com a composição da mesa e fala de algumas autoridades eclesiais: Pe. José do Carmo (Reitor) que frisou a alegria da comunidade do Seminário em acolher todos para esse tradicional evento e declarou oficialmente aberta a semana temática. Em seguida Dom Emanuel em breves palavras destacou a importância do tema e parabenizou os envolvidos pela escolha.

Após a abertura foi ministrada a conferência: “A pessoa do Espírito Santo”, sendo assessorada pelo Pe. Dr. Paulo Roberto Gomes (Bacharelado e Licenciado em Filosofia pela PUC-BH, Especializado em Ciência da Religião pela UFJF e em Teologia Bíblica pelo Centro Bíblico Verbo, graduado e mestrado em teologia pela FAJE-BH e doutorado pela PUC-RJ, atualmente é pároco da Paróquia Santa Cruz em Muriaé e professor de teologia no CES-JF).

Na abordagem do tema, o conferencista dentro da proposta: Pessoa do Espírito Santo trabalhou duas categorias: memória e profecia. Também mostrou o espírito no antigo e novo testamento e mostrou que o espírito santo é transmissor de alegria, e essa alegria deve ser transmitida por nós aos irmãos e irmãs. Sem dúvida foi um momento enriquecedor.

No encerramento foi servido um coquetel a todos os presentes.