XV Sínodo dos bispos será sobre os jovens

Autor Claudio Geraldo | Data 4 de outubro de 2018

Tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional

Estamos no Ano do Laicato com o lema “Sal da Terra e luz do mundo”. É lógico que este lema está no coração do jovem. No mês passado (12 a 19 de agosto) celebramos a nível nacional a Semana da Família, e, a nível mundial, o IX Encontro Mundial das Famílias, realizado em Dublin, na Irlanda, (21 a 26). No laicato o jovem é protagonista, como também dentro da família, é claro. Aliás, a presença da juventude no  IX Encontro Mundial das Famílias foi impressionante. Assim, podemos dizer que o destaque dos meses de agosto e outubro é o protagonismo da juventude, principalmente coroado, agora, com o XV Sínodo dos Bispos, em Roma ( 03-28 de out.).

Tudo que aconteceu serviu direta ou indiretamente como preparação para o Sínodo. Estamos caminhando para o Sínodo vivendo uma proximidade dos jovens com seus anseios, angústias, e possibilidades, seu hoje e seu amanhã. Sem dúvida, o Papa Francisco está preocupado com os jovens nessa mudança de época, sobretudo diante desta realidade maluca que o mundo em tantos aspectos está vivendo, ditaduras, terrorismos, guerras, fundamentalismos, migrações, a globalização da indiferença, ateísmo, secularismo… Tudo isto atinge diretamente a juventude.

Antes de apresentar o Documento Preparatório, o papa escreve aos jovens uma carta curtinha cheio de afeto filial.  O esquema do Documento Preparatório tem uma Introdução e apenas três capítulos. O primeiro capítulo trata de “Os jovens no mundo de hoje”. O segundo é sobre “Fé, discernimento, vocação” e o terceiro, sobre “A Ação Pastoral”. É lógico que cada capítulo tem seus desdobramentos. O Santo Padre deseja que nós bispos acompanhemos os jovens bem de perto, vivenciemos suas realidades, escutemos seus questionamentos, caminhemos no seu ritmo, sintamos suas angústias existenciais e os ajudemos a buscar a santidade.

Duas ótimas curiosidades: Este será o primeiro sínodo que usará como interação entre Igreja e Juventude as Redes Sociais. A outra curiosidade que me agradou muito é que o Relator Geral do Sínodo é o nosso querido Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Cardeal Dom Sérgio Rocha.

Dom Emanuel Messias de Oliveira

Bispo diocesano de Caratinga