Vaticano e Conferência Episcopal Italiana doam mais de 10 milhões de Euros para ações na Itália

Autor Redacao | Data 27 de março de 2020



A pandemia do Coronavírus está já está produzindo impactos negativos na economia mundial, afetando muitos setores, incluindo a oferta de empregos e, consequentemente, a renda dos mais pobres. Diante dessa realidade, o Vaticano, algumas dioceses e conferências episcopais estão criando fundos para ajudar quem perdeu o trabalho por causa da Covid-19.

 

Na Itália, o Papa Francisco doou 100 mil euros à Caritas local. A contribuição emergencial aconteceu através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral do Vaticano. Essa ajuda deve ser apenas a primeira, como relata o Vatican News.

 

O comunicado do Dicastério explica que o valor da doação será destinado “aos serviços essenciais em favor dos pobres e dos mais frágeis e vulneráveis da nossa sociedade, entre os quais os refeitórios, os centros de acolhimento, os alojamentos e os centros de escuta”, atividades garantidas todos os dias pelas Carias diocesanas e paroquiais.

 

No documento, Francisco destaca o empenho das igrejas locais que, através do trabalho das Cáritas nacionais e diocesanas, “garantem ajuda e solidariedade em favor dos carentes”.


Ainda na Itália, a Cáritas recebeu outros 10 milhões de euros da presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) que serão usados para dar apoio às pessoas em dificuldade devido à emergência de saúde. Os recursos provêm de doações privadas e do imposto “oito por mil” que os cidadãos italianos destinam à Igreja Católica. O recurso será distribuído às 220 Caritas diocesanas de acordo com as demandas mais urgentes, de cada região do país, priorizando formas de apoio econômico às famílias que já passam por dificuldades.

 

Ainda segundo o Vatican News, a presidência da Conferência Episcopal Italiana também repassou outros meio milhão de euros para as atividades dos 21 bancos regionais de alimentos em toda a Itália, que chega a atingir diariamente mais de um milhão e meio de pessoas pobres.

 

Na Nigéria, Conferência Episcopal Nigeriana (CBCN), vai promove uma coleta nacional no próximo domingo, 29 de Março, para apoiar as ações da Cáritas do país. De acordo com o comunicado da entidade, publicado na internet, os bispos ressaltam a importância do “espírito de solidariedade” e pedem que “todas as paróquias e dioceses apelem as pessoas a fazerem doações, a fim de que a Caritas possa continuar a sua missão de resposta às emergências” e a apoiar os serviços sociais em relação aos mais necessitados.

 

Com informações do VaticanNews
Foto de capa: ANSA
Mitra Diocesana de CaratingaPraça Cesário Alvim, 156Caratinga - MG35.300-000 - (33) 3321-4600